PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: FABIANA DA SILVA QUINTANILHA

DISCENTE: FABIANA DA SILVA QUINTANILHA
DATA: 30/09/2014
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Programa de Educação Permanente: contribuições para o desenvolvimento organizacional e profissional no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
PALAVRAS-CHAVES: .Educação Permanente; Desenvolvimento organizacional e profissional e Práticas de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: .Este trabalho visa analisar a atuação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) frente ao desenvolvimento organizacional e profissional de sua equipe de enfermagem. O intuito do presente estudo tem como objetivo identificar como se dá a participação desses profissionais bem como conhecer as demandas que o núcleo fornece para esta equipe e ainda identificar se há dificuldades e quais seriam elas quanto a participação no processo de educação permanente. A metodologia utilizada será do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros e técnicos de enfermagem do referido Hospital. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com os enfermeiros e questionário semi-estruturados, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos técnicos de enfermagem. Os resultados indicaram que há resistência, da equipe de enfermagem, em aderir a aprendizagem no trabalho proveniente do NEP, porém constatamos que estes mesmos profissionais propõem ações onde o aprender e o ensinar são incorporados no quotidiano das organizações e dos processos de trabalho através do Núcleo de Educação Permanente.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO