PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS BITTENCOURT FERREIRA

DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS BITTENCOURT FERREIRA
DATA: 26/09/2014
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: PARÂMETROS PARA PENSAR A GESTÃO DA INOVAÇÃO NO SETOR DE SERVIÇOS.
PALAVRAS-CHAVES: .Inovação. Parâmetros na inovação em serviços. Gestão Inovadora.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: .Este trabalho está focado na identificação de parâmetros para pensar a gestão da inovação no setor de serviços. Para a parametrização da gestão da inovação e, dar base conceitual às argumentações desenvolvidas ao longo da pesquisa, foi feita uma pesquisa documental no Manual de Oslo, e nos documentos nacionais: Sociedade da Informação no Brasil – O Livro Verde, Livro Branco: Tecnologia e Inovação e no Livro Azul da 4ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Empregando técnicas da análise de conteúdo para decifrar, em cada texto, o núcleo emergente que servisse ao propósito da pesquisa, essa etapa consistiu num processo de codificação, interpretação e de inferências sobre as informações contidas nas publicações analisadas. Dentro da perspectiva inovadora de gestão, foram apresentados os estudos vanguardistas, com ênfase na Inovação, Serviços e Micro e Pequenas Empresas, servindo de apoio às questões levantadas nos parâmetros da Inovação, sustentáculo na Gestão dos Serviços oferecidos no mercado atual. De acordo com os dados coletados foram detectados, parâmetros para criar ambientes inovadores nas empresas, mitigando riscos inerentes aos produtos e processos inovadores, e a inovação enquanto estratégia empresarial. Um curso de formação para gestores inovadores foi apresentado como proposta final, na perspectiva de trazer à tona os estudos feitos nos documentos e teóricos escolhidos.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB