PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERMANO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERMANO DE OLIVEIRA
DATA: 21/09/2021
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/cio-dusw-won
TÍTULO: EXPOSIÇÃO AO RUÍDO OCUPACIONAL ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL DE UM SERVIÇO ODONTOLÓGICO UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Ruído Ocupacional. Prevenção e Controle. Saúde do Trabalhador. Perda Auditiva Provocada por Ruído. Odontologia.
RESUMO: Condições de saúde relacionadas ao trabalho em Odontologia estão associadas à exposição a diversos riscos no ambiente laboral. O ruído ocupacional, definido como qualquer som produzido no ambiente de trabalho, é um dos fatores de risco aos quais estão expostos os profissionais de saúde bucal. Com base nestas considerações, o problema de pesquisa formulado neste estudo é o seguinte: A intensidade do ruído ambiental em um serviço odontológico universitário de João Pessoa-PB está dentro dos limites preconizados nas normas regulamentadoras nacionais de ruído ocupacional? Assim, o objetivo geral deste estudo é descrever a exposição ao ruído ambiental por meio de medidas de área e dosimetria, assim como pelo autorrelato de profissionais da equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde Bucal do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de estudo descritivo e correlacional, de abordagem quantitativa. A avaliação quantitativa do ruído ocupacional ocorrerá nas dependências da unidade de saúde bucal do HULW por meio de equipamento de medição integrada de uso pessoal (dosímetro de ruído) para determinar a magnitude do potencial risco ao qual estão expostos os trabalhadores da equipe em suas atividades normais durante com diversas fontes de ruído. Serão entrevistados 24 profissionais da referida unidade mediante autoaplicação de questionário individual com perguntas fechadas, elaborado pelo autor, com os seguintes itens: sexo, faixa etária, escolaridade, regime de trabalho, cargo, carga horária de trabalho, tempo de serviço na unidade, tempo de experiência como profissional de saúde bucal, exercício concomitante de atividades em outros serviços de odontologia, realização prévia de exames de audiometria, utilização de proteção auditiva durante o trabalho na unidade, ocorrência de sintomas ou diagnósticos relacionados à saúde auditiva, principais fontes de ruídos no ambiente de trabalho no HULW e exposição ao ruído fora deste ambiente. As variáveis primárias serão as medidas descritivas da dosimetria do ruído, enquanto as variáveis secundárias serão as demográficas e explanatórias referentes às características do trabalho, assim como variáveis determinadas pelo autorrelato estruturado dos participantes sobre sua percepção pessoal do ruído no ambiente de trabalho. A distribuição das respostas dos participantes às principais perguntas do questionário será apresentada por meio de medidas descritivas, incluindo análises de correlação linear entre a variável primária e as secundárias. O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFPB.
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS