PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JAIME CAVALCANTI DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIME CAVALCANTI DE SOUZA JUNIOR
DATA: 30/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: MPGOA/UFPB
TÍTULO: GESTÃO DE PROCESSOS E RECURSOS (EDU)COMUNICACIONAIS NAS ESCOLAS TÉCNICAS DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Educomunicação. Educação profissional. Gestão aprendente.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A cultura digital planetária, hiperdimensionada pela globalização e pelo neocapitalismo, e superestruturada pela evolução científico-tecnológica sob o prisma do projeto político-social da sociedade informacional, está transformando o acesso à informação e às novas formas de saber, desvelando o fenômeno da aprendência. É nesse cenário que a convergência das mídias marca uma fase histórica no desenvolvimento da interação comunicativa, fomentando iniciativas didático-pedagógicas promissoras para fortalecer processos educativos, cuja ecologia cognitiva tende a contribuir para a formação de coletivos inteligentes. Diante disso, a educomunicação ergue-se como área de intervenção fundada no princípio dos ecossistemas comunicaivos e na utopia da emancipação, o que propiciou esta pesquisa a analisar a gestão de processos e recursos educomunicativos nos espaços educativos das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de campo, caracterizada pela abordagem quantiqualitativa e pela tipologia exploratório-descritiva. Utliza-se do questionário misto como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, pertencentes ao modelo pernambucano do ensino técnico, tendência atual das políticas públicas da educação brasileira. O mapeamento dos processos e recursos educomunicativos tende a intensificar a atmosfera da formação dialógica, contextualizada com as demandas educacionais do século XXI, imprimindo à gestão escolar possibilidades e perspectivas para uma “(re)politização” pedagógica, subsidiada pelos fundamentos da educomunicação. Assim, as escolas de formação técnico-professional de Pernambuco, dinamizando seus aspectos de ensino-aprendizagem no contexto da sociedade do conheciemnto, tendem a buscar um modelo pedagógico mais inovador.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Externo ao Programa - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL