PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DE BRITO MOREIRA

DISCENTE: ELAINE CRISTINA DE BRITO MOREIRA
DATA: 23/10/2014
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Melhores práticas de marketing e endomarketing para bibliotecas universitárias
PALAVRAS-CHAVES: Marketing. Endomarketing. Bibliotecas Universitárias. Melhores Práticas. Benchmarking.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O estudo investiga as práticas de marketing e endomarketing aplicadas nas bibliotecas universitárias, tendo como objetivo geral analisar as melhores práticas de marketing e endomarketing adotadas pelas bibliotecas universitárias na produção científica do evento Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), entre os anos de 2008 a 2013. A pesquisa é de caráter bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo utilizado o método quantitativo e qualitativo. Utilizou-se também para efeito de estudo a cientometria que é uma ferramenta de pesquisa que nos permitiu diagnosticar as práticas. Para análise dos dados utilizamos o campo de pesquisa por meio da produção científica existente nos documentos eletrônicos e bibliográficos nos anais dos eventos de biblioteconomia e documentação, no qual foi possível coletar as práticas de marketing e endomarketing. Os resultados obtidos nos permitiram identificar as melhores práticas adotadas nas bibliotecas universitárias as quais nos proporcionou um melhor esclarecimento e entendimento quanto ao uso de práticas sugeridas pela literatura como a melhor forma para atrair e encantar clientes. Com os resultado obtidos na pesquisa ficou evidenciado que as bibliotecas universitárias estão preparadas para atender, receber e encantar seus clientes, buscando sempre a inovação tecnológica e competitividade mercadológica, tornando-se um organismo vivo na sociedade. O bibliotecário gestor e mediador da informação tem consciência do seu papel na sociedade da informação. Pode-se concluir que as técnicas de marketing e endomarketing adotando práticas bem definidas e bem estruturadas, e utilizando o benchmarking, proporcionarão a biblioteca universitária a conquistar seu lugar na sociedade e atingir a competitividade no mercado atual e no ambiente organizacional.
Externo ao Programa - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE