PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO ALMEIDA
DATA: 22/05/2015
LOCAL: Auditório MPGOA
TÍTULO: O uso do tablet educacional: um estudo na escola de referência em ensino médio Alfredo de Carvalho, em Triunfo/PE
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais educacionais. Inclusão digital. Educação de qualidade.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do tablet educacional na Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho, na cidade de Triunfo-PE, buscando-se verificar de que forma está acontecendo a implantação dessa tecnologia nas atividades pedagógicas da sala de aula; identificando-se ainda, os avanços e dificuldades na incorporação da mesma, na escola supracitada. O estudo caracteriza-se como pesquisa-ação, e por ser uma pesquisa que estuda o comportamento das pessoas, se enquadra nas pesquisas exploratórias, mais propriamente, como um estudo de caso. A pesquisa abrangerá os professores, o chefe do Laboratório de Informática e os estudantes das duas turmas de terceiro Ensino Médio da escola pesquisada, por serem estes os estudantes que já receberam o tablet/PC no ano anterior. Para a coleta de dados, serão utilizados dois instrumentos: a observação participante e o questionário realizado através da ferramenta Google Docs. O questionário será composto de perguntas abertas e fechadas relacionando-se ao perfil dos entrevistados, a utilização do tablet/PC na prática pedagógica dos professores e os impactos dessa utilização, nas dimensões pedagógica e social dos estudantes. Os dados serão organizados com o auxílio do próprio Google Docs, em gráficos e ou tabelas, apresentando-se a fidedignidade das respostas e serão interpretados de forma descritiva e estatisticamente as perguntas fechadas, e discursivamente as perguntas abertas. A pesquisa servirá, para orientar os direcionamentos a serem tomados pela Direção da Escola, em relação às dificuldades enfrentadas na implantação da tecnologia educacional tablet/PC e abrir espaços para novas pesquisas a respeito dessa ferramenta pedagógica, nas escolas públicas estaduais de Pernambuco.
Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO