PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA GOMES COELHO CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA GOMES COELHO CAMPOS
DATA: 27/05/2015
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: ESCOLA APRENDENTE: UM ESTUDO ORGANIZACIONAL A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL.
PALAVRAS-CHAVES: GESTÃO ESCOLAR. ESCOLA APRENDENTE. GESTÃO DO CONHECIMENTO.
RESUMO: O presente projeto propõe investigar as ações de gestão escolar, com ênfase nas práticas de gestão do conhecimento e sua relação com a qualidade da educação, na perspectiva de propor diretrizes para a constituição e consolidação de escolas aprendentes. Tem como objetivos específicos descrever as abordagens sobre gestão escolar e gestão do conhecimento e correlaciona-las; analisar o Pacto pela Educação em Pernambuco e suas possíveis contribuições para as práticas de Gestão do Conhecimento nas escolas; identificar as práticas de Gestão do Conhecimento, bem como as oportunidades criadas para a aprendizagem organizacional; produzir diretrizes para a construção de escolas aprendentes, a partir da análise de dados. A pesquisa será desenvolvida com abordagem qualitativa e conduzida a partir de um estudo de caso a ser realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho, no município de Dormentes-PE, onde as práticas de gestão do conhecimento em gestão escolar serão analisadas, tomando como referência o Espiral do Conhecimento, de Nonaka e Takeuchi, a partir dos indicadores de produção, partilha, publicização, incorporação e aplicação dos conhecimentos organizacionais.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS