PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR DE MEDEIROS MEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR DE MEDEIROS MEIRA
DATA: 20/05/2015
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: MODELAGEM DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A PARTIR DA EXECUÇÃO DE LICITAÇÕES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
PALAVRAS-CHAVES: Modelagem de Processos. Conversão do Conhecimento. Aprendizagem Organizacional. Processo de Licitação.
RESUMO: As organizações são formadas por processos, os quais podem ser intensivos em conhecimento e/ou gerar conhecimento. A geração do conhecimento acontece também de forma processual. Para enxergamos esses processos e também rastrear o conhecimento adquirido pela organização devemos modelar os processos, a fim de torna-los visíveis e gerenciáveis. Gestão do conhecimento interage com a gestão de processos à medida que utilizamos o conhecimento adquirido para instrumentalizar a organização de processos que gerem mais conhecimento. Essa pesquisa objetiva descrever como uma IFES coleta, armazena e recupera a memória organizacional gerada a partir da execução de processos de licitação. Sendo um estudo de caso instrumental com pesquisa qualitativa e exploratória, a coleta de dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas, documental e com observação participante. A análise de dados será realizada através da codificação e categorização, e a construção do modelo utilizará o Software Bizagi Modeler. Os resultados esperados envolvem desenvolver mapas conceituais sobre a interação dos processos, além do desenvolvimento de modelo de processo detalhado de como a organização converte o seu conhecimento.
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Externo ao Programa - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO