PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA ALESSANDRA LUCENA FERREIRA DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA ALESSANDRA LUCENA FERREIRA DE CASTRO
DATA: 22/05/2015
LOCAL: Auditório MPGOA
TÍTULO: Um estudo sobre a identificação e mapeamento do conhecimento dos servidores técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento. UFPB.Conhecimento organizacional.
RESUMO: A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é uma instituição que cumpre um papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, e é reconhecida pela sociedade pela sua missão para o avanço científico e tecnológico, incluindo a formação de profissionais no contexto regional e para o restante do país. O ingresso dos servidores públicos é realizado por nomeação, regulado pela Constituição Federal de 1988, e por redistribuição, regulada pela lei 8.112/90 que dispõe sobre o Regime jurídico dos Servidores públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais e por alguns casos de Exercício Provisório, Colaboração Técnica e Cessão. Os servidores da UFPB são detentores de conhecimentos tácitos e explícitos que precisam ser compartilhados para constituir o capital intelectual institucional. Assim, a UFPB na condição de organização criadora do conhecimento, cabe-lhe tomar iniciativas para que o conhecimento de cada colaborador venha a se tornar disponível para todos os outros que formam a organização, ensejando o maior compartilhamento possível, e em todos os níveis organizacionais. É de fundamental importância que a Universidade Federal da Paraíba adote práticas de gestão propícias ao desenvolvimento de um ambiente organizacional favoráveis aos processos de identificação, criação, disseminação e o compartilhamento do conhecimento que é constituído mediante a conversão do conhecimento tácito que os servidores possuem em explícito e que na maioria das vezes não é identificado e nem considerado pelos gestores organizacionais. Este projeto pretende, tornar visível o conhecimento invisível dos servidores da UFPB através da identificação, mapeamento e compartilhamento do conhecimento que eles possuem.
Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Externo ao Programa - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO