PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA FERNANDES CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA FERNANDES CAMPOS
DATA: 18/05/2015
HORA: 16:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Análise dos elementos da cultura organizacional do CCHSA/UFPB associados a um modelo teórico de criação do conhecimento
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Organizacional, Elementos da Cultura Organizacional, Criação do Conhecimento, Organização pública.
PÁGINAS: 70
RESUMO: Diante de um cenário onde o conhecimento se tornou imprescindível para as organizações e considerando a perspectiva de que a cultura organizacional está fortemente relacionada com a maneira como uma organização cria o seu conhecimento, o presente trabalho tem como objetivo analisar quais os elementos da cultura organizacional de uma organização pública Federal de Ensino Superior estão associados ao processo de criação do conhecimento. Para realizar essa análise serão utilizados os modelos de delineamento da cultura organizacional de Alves (1997), que oferece mecanismos para levantamento de traços significativos da cultura através da identificação de elementos culturais e o modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), que apresenta uma dinâmica de como o conhecimento é criado e mobilizado dentro de uma organização. A pesquisa terá enfoque descritivo e abordagem mista, aplicada por meio de uma triangulação metodológica formada por análise documental, pela observação do pesquisador e por aplicação de questionário. Os atores sociais/agentes envolvidos serão os servidores técnico-administrativos em educação e docentes ativos da Instituição. A análise quantitativa dos dados será realizada através do programa SPSS, sendo considerado o nível de significância de 5%. Em seguida será realizada a estatística inferencial utilizando-se o teste Qui-quadrado para verificar a significância da frequência absoluta das respostas do questionário, a fim de identificar os elementos mais frequentes da cultura organizacional. A análise qualitativa será realizada através da associação das informações adquiridas por meio de aplicação de questionário, bem como pela avaliação documental e observação do ambiente organizacional, juntamente com o modelo teórico de criação do conhecimento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO