PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA LIMA DE SA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARISSA LIMA DE SA
DATA: 29/05/2015
LOCAL: Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (CEDESP/UFPB)
TÍTULO: ENTRE A RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO COMUNICATIVA: a gestão da formação continuada no cenário da universidade pública federal
PALAVRAS-CHAVES: Organizações aprendentes. Gestão de formação continuada. Razão Comunicativa. Razão instrumental. Mundo sistêmico. Mundo vivido.
RESUMO: No cenário da globalização e das tecnologias digitais da informação e comunicação, a gestão das organizações, sejam estas públicas, privadas ou do Terceiro Setor, tendem a reordenar ações, processos, decisões e estratégias de acordo com as circunstâncias atuais da realidade sócio-político e econômico-cultural que marcam o início do Século XXI. Nesse contexto, a gestão da formação continuada organizacional tem se constituído como política ou como ordenamento conjuntural para o funcionamento e o sucesso da razão, metas, visão, planejamento e identidade organizacionais. No Brasil, nos últimos anos, dispositivos legais institucionalizaram a implantação de processos de aprendizagem no servidor público, no intuito de qualificar a prestação de serviços à sociedade a partir da conquista de uma dos pilares da educação neste século: aprender a aprender. Nesse aspecto, esta pesquisa propõe analisar a gestão da formação continuada dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba, à luz da teoria da sociedade habermasiana. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, subsidiada preponderantemente pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa descritiva e exploratória, com procedimentos bibliográfico e documental. Para o alcance dos objetivos será aplicado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, e a análise de dados será fundada nos procedimentos da análise de conteúdo.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE