PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILIO CARNEIRO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILIO CARNEIRO DIAS
DATA: 20/05/2015
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: EVASÃO ESCOLAR E PERMANÊNCIA NO PRONATEC: UM ENFOQUE A PARTIR DA GESTÃO DAS APRENDIZAGENS ORGANIZACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional. Qualificação Profissional. PRONATEC. Evasão Escolar. Aprendizagem Organizacional.
RESUMO: Este Projeto de pesquisa desenvolvido no contexto do Exame de pré-banca do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes, linha de pesquisa “Aprendizagem nas Organizações”, da Universidade Federal da Paraíba, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, tem por objetivo analisar as estratégias de gestão educacional articuladas pelo IFPB Campus João Pessoa a partir das aprendizagens organizacionais relacionadas às questões da permanência e da evasão no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. Para o alcance deste objetivo, serão aplicadas entrevistas semiestruturadas aos gestores do Programa: coordenador adjunto, supervisores e orientadores do Programa, diretoria geral e coordenação de pesquisa e extensão. A entrevista também será aplicada à coordenação geral do núcleo central do Programa, que funciona na Reitoria do IFPB. A análise de conteúdos será o método adotado para analisar os resultados a fim de discutí-los e emitir possíveis contribuições. Para fins de aporte teórico, este trabalho traz contribuições por intermédio de bibliografias que tratam do contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, situando o PRONATEC neste cenário, aborda questões relacionadas à evasão e permanência escolar no âmbito nacional e, especificamente, nesta política de oferta de Ensino Técnico de Nível Médio e na Formação Inicial e Continuada. Trata, ainda, de conceitos e fundamentos relativos à aprendizagem organizacional e à gestão educacional. Desta forma, pretende-se contribuir tanto academicamente quanto nas práticas relacionadas às questões da evasão e não-conclusões de cursos que assolam atualmente todo o sistema educacional brasileiro, em seu universo gerencial, e, principalmente, transformar estes resultados de forma relevante desde um ponto de vista social.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA