PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA DA SILVA ARAUJO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANGELA DA SILVA ARAUJO CARVALHO
DATA: 21/05/2015
HORA: 16:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: O CASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS INTEGRAIS DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Inovação; Aprendizagem; Capacidade de Absorção.
PÁGINAS: 50
RESUMO: No Brasil a busca por educação de qualidade é um desafio constante, em virtude das transformações sociais, pela rica multiplicidade cultural e, infelizmente, pela defasagem de escolaridade ainda presente atualmente. Com o intuito de descortinar as características empregadas na efetivação do direito a educação de qualidade, os sistemas de ensinos atuam formulando subsídios e diagnosticando procedimentos que viabilizem inovações educacionais pertinentes e significativas para o enfrentamento das várias mazelas que assolam a sociedade contemporânea e, em especial, a educação brasileira. Nesse contexto, o objetivo central desse projeto é analisar como as escolas públicas integrais de Pernambuco estão inovando para terem sucesso no ensino médio. Especificamente, busca-se: 1- Compreender as características das principais inovações empreendidas nas escolas públicas integrais; 2-Diagnosticar o papel da aprendizagem organizacional no favorecimento das inovações nas escolas públicas integrais; 3- Analisar como a capacidade de absorção contribui para as inovações nas escolas públicas integrais. Para o alcance desses objetivos, será adotada uma estratégia de estudo de casos múltiplos. As principais técnicas de coleta de dados envolverão entrevistas, observação direta e análise de documentos. A análise dos dados ocorrerão por meio de análises individuais e cruzadas. Pretende-se, por meio dessa pesquisa, contribuir para o compartilhamento de práticas realizadas pelo programa de educação integral oriundas do campo de estudo, tornando-se a pesquisa relevante para o meio acadêmico e profissional dos interessados, o que poderá indicar trilhas e experiências ricas para a gestão escolar e para o sucesso das organizações. Sumariamente, a partir das perspectivas elencadas, considera-se que o estudo possui relevância teórica e prática ao expandir a literatura sobre o tema com base em uma pesquisa que contribui com as organizações estudadas. O maior incentivo para o desenvolvimento desta pesquisa é o desejo de ofertar aos educadores e educandos ferramentas que auxiliem na constante busca de absorção e aprendizagens inovadoras e nos sentimentos de pertencimento e satisfação dos resultados alcançados para a efetivação de uma educação virtuosa e interdimensional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO