PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA FLAVIA FRANCO DO REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA FLAVIA FRANCO DO REGO
DATA: 27/05/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: "(DESCON)FORMAÇÃO DOCENTE?": a gestão da formação continuada docente em Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Gestão. Organizações aprendentes. Formação Continuada. Formação docente. Escola Aprendente.
RESUMO: No contexto do Século XXI, a capacidade humana, inata e voluntária, de aprender tem, cada vez mais, cedido espaço para uma espécie de condição potencial, praticamente involuntária, de “aprender a aprender”. Nesse sentido, a qualificação para o trabalho ou a formação continuada tem se constituído como a nova ordem da empregabilidade, da eficiência e da competência para a conquista do espaço e para o enfrentamento das dinâmicas e dos problemas que interpelam os sujeitos a posturas adequadas no contexto de organizações aprendentes. Dessa forma, a busca pelo aprender na contemporaneidade torna-se o meio eficaz para o aprendente como sujeito ativo interagir na sociedade da qual faz parte. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca analisar a gestão da formação continuada no contexto da ação docente na Rede Publica Estadual de Pernambuco-PE. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualiquantitativa, subsidiando0se como pesquisa exploratória, bibliográfico e documental. A entrevista semiestruturada e o questionário misto serão utilizados como instrumentos de coleta de dados, especificamente no Município de Carpina, envolvendo atores sociais de três escolas participantes: três gestores, três educadores de apoio e nove professores, de cada unidade escolar. Para a análise dos dados coletados utilizaremos a análise de conteúdos.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE