PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA GOMES GALDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA GOMES GALDINO
DATA: 26/05/2015
HORA: 08:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A política de gestão dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gestão em organizações aprendentes. Democracia. Política de Educação. Política de Assistência Estudantil.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Entender o contexto das políticas públicas na sociedade contemporânea implica descortinar as relações entre democracia, políticas públicas e espaço público. No Brasil, na educação profissional, a articulação das políticas de educação e as transformações sócio-históricas têm influências em suas diretrizes. A expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vêm ocorrendo a partir do ano de 2008, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A expansão tem ampliado a oferta de vagas no território nacional, no tocante à garantia de acesso e à permanência do discente nas instituições de ensino, surgindo no âmbito da assistência estudantil, em 2010, na Rede Federal, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Esta pesquisa pretende analisar a política de gestão dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, partindo do seguinte problema: como entender a política de gestão dos programas de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Campina Grande? Em consequência à questão norteadora, a pesquisa parte da seguinte hipótese: A política de gestão dos programas de assistência estudantil do IFPB garante a permanência, mas não necessariamente o desempenho estudantil. A Política de Assistência Estudantil do IFPB abrange muitos programas, e esta pesquisa delimitar-se-á aos programas de Alimentação, Transporte, Moradia e Iniciação ao Trabalho. A pesquisa é fruto de inquietações provenientes da experiência profissional da pesquisadora enquanto Assistente social da referida instituição, desde 2009. Os dados serão coletados através questionário misto, e os sujeitos da pesquisa serão os alunos atendidos nos programas da assistência estudantil, que cursam os cursos técnicos integrados ao ensino médio e ingressaram no ano de 2013, bem como os gestores que compõem a Direção de Ensino do IFPB, Campus Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa campo, prioritariamente de abordagem qualitativa, mas também se valendo da abordagem quantitativa, tipificada como exploratória, bibliográfica e documental, tendo as perspectivas da análise dos dados o método de análise de conteúdo os fundamentos para a interpretação dos dados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS