PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SORAYA FERNANDES CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA FERNANDES CAMPOS
DATA: 23/10/2015
HORA: 10:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: CULTURA ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CCHSA/UFPB: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Cultura organizacional. Elementos da cultura organizacional. Criação do conhecimento. Organização pública.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: Diante de um cenário em que o conhecimento se tornou imprescindível para as organizações, e considerando a perspectiva de que a cultura organizacional está fortemente relacionada à maneira como uma organização cria o seu conhecimento, o presente trabalho teve como objetivo analisar as possíveis associações entre os elementos da cultura organizacional de uma organização pública federal de ensino superior, sob a perspectiva teórica do processo de criação do conhecimento. Para realizar essa associação, foram utilizados os modelos de delineamento da cultura organizacional de Alves, e o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Participaram da pesquisa 69 servidores técnico-administrativos e 67 docentes ativos do CCHSA. Foi aplicado um questionário on line, contendo 16 perguntas relacionadas aos conjuntos de elementos culturais do modelo de Alves. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio do teste Qui-quadrado e da Análise Fatorial. A análise qualitativa foi realizada por meio de consulta de documentos e observação do ambiente organizacional. Os resultados encontrados sobre os elementos culturais do CCHSA apontaram a existência de um processo decisório lento, porém racional e participativo, com ênfase numa estrutura organizacional hierarquizada. Os dirigentes foram considerados tolerantes em relação à ocorrência de desvios comportamentais e de falhas técnicas na instituição. Os mecanismos de treinamento e capacitação foram satisfatórios apenas para o grupo de técnicos administrativos. No entanto, a cooperação para se obter o conhecimento só foi enfatizada para o grupo dos docentes. Os líderes foram vistos como pessoas acessíveis, e a importância dada à hierarquia foi considerada razoável. Todos os elementos culturais identificados foram associados a um ou mais aspectos do processo de criação do conhecimento, principalmente à condição capacitadora 'autonomia'. A partir das análises, concluiu-se que existe uma importante associação entre a cultura organizacional e a criação do conhecimento no CCHSA. Isso sugere que compreender essa relação pode promover melhorias na qualidade da gestão institucional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES