PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ELANI SANTANA DE OLIVEIRA SIMAO

DISCENTE: ELANI SANTANA DE OLIVEIRA SIMAO
DATA: 23/10/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Gestão do conhecimento na central de atendimento ao servidor da PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS da UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: um estudo utilizando a ferramenta KNOWLEDGE MANAGEMENT DIAGNOSTIC.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento. Diagnóstico de Gestão do Conhecimento. Método Knowledge Management Diagnostic (KMD). UFPB. Central de Atendimento ao Servidor (CAS).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: As organizações, tanto públicas quanto privadas, vivem um momento em que o capital intelectual tem se tornado fonte de diferenciação e de sucesso para que elas alcancem seus objetivos e, sobretudo, produzam riqueza e valor muito mais importantes do que aqueles antes gerados pelo capital e pelo trabalho. Essa nova visão é influenciada pela Gestão do Conhecimento, que elevou o conhecimento a uma importante função administrativa nas atividades rotineiras das organizações e, no serviço público, tem mudado o foco dos setores que trabalham com o conhecimento, pois, através dela, condições favoráveis para criar novas competências e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão e à sociedade estão sendo suscitadas nas novas preocupações dos gestores. Contudo, para ter uma real situação das fragilidades e potencialidades sobre os aspectos de GC, é preciso que se faça uma avaliação prévia da organização para qual se pretendem propor ações voltadas para implementar a GC. Diante do exposto, objetivou-se, com este trabalho, diagnosticar as práticas de gestão do conhecimento em todas as etapas táticas e estratégicas da Central de Atendimento ao Servidor (CAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba e levantar subsídios que promovam iniciativas de melhorias de GC no exercício de suas atividades. O estudo consistiu em estudo de caso de caráter descritivo, e teve como população-alvo todos os servidores da CAS envolvidos nos processos de atendimento. A coleta dos dados e a análise dos resultados foram feitas com base nas análises documentais associadas aos procedimentos metodológicos e critérios de métricas estabelecidos pelo método KMD (Knowledge Management Diagnostic), elaborado por Bukowitz e Williams, o qual é composto por um questionário estruturado com 140 questões, com indicadores para análise de sete seções do conhecimento. Os resultados finais possibilitaram reconhecer deficiências e lacunas nas áreas de GC da organização e indicaram iniciativas para melhorar a geração, a captura, o uso, a disseminação e o armazenamento do conhecimento, com o objetivo de criar valor para todas as partes interessadas. À vista disso, chegou-se à conclusão de que o setor apresenta um desempenho considerado aceitável em todas as seções do método e alcançou 63,13 pontos percentuais no resultado geral. Esse desempenho foi superior ao encontrado por Bukowitz e Williams em seus testes de campo, que foi de 55%. Apesar de os resultados se mostrarem bem favoráveis para as práticas de Gestão do Conhecimento, muito ainda deve ser feito, porquanto não existe um processo oficial, regular e contínuo para que condições facilitadoras de aprendizagem e envolvimento possam fazer parte da cultura organizacional da CAS.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS