PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JULIO CESAR DE MEDEIROS MEIRA

DISCENTE: JULIO CESAR DE MEDEIROS MEIRA
DATA: 26/11/2015
LOCAL: Laboratório MPGOA
TÍTULO: Melhoria de um processo intensivo em conhecimento: elaboração de edital de licitação.
PALAVRAS-CHAVES: Edital de licitação. Processo intensivo em conhecimento. Gerenciamento de processos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: O desempenho das organizações está relacionado ao nível de resposta dada ao ambiente. A melhoria de processos é estratégica, pois também é através dos processos que a organização responde ao seu ambiente. O processo de elaboração de edital de licitação deve ser desempenhado por toda a administração pública direta ou indireta e faz parte de um ambiente bastante regulado e desafiador. Uma vez que esse processo não está plenamente especificado na legislação e se apresenta de forma complexa, o mesmo exige intensivamente o conhecimento para elaboração do edital a fim de contratar a proposta mais vantajosa para a administração. Nesse contexto, a administração pública deve gerenciar os seus processos complexos através de metodologias de melhoria e monitoramento e, para tal, faz-se necessário explorar os vários componentes do processo, além de realizar o seu mapeamento. Portanto, o objetivo deste estudo é explorar melhorias para o processo – intensivo em conhecimento – de elaboração de edital de licitação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição federal de ensino superior reconhecida nos últimos três anos como a melhor universidade do norte e nordeste do Brasil. A pesquisa, de natureza aplicada, teve como população os participantes do referido processo e a amostra foi selecionada por critérios intencionais, tais como disponibilidade e experiência na execução do processo. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas junto aos participantes e a consulta a processos de licitação finalizados e a legislação e jurisprudência sobre licitação da modalidade pregão na sua forma eletrônica. A análise de dados foi desenvolvida através da codificação e categorização das classes da ontologia de processo baseado em conhecimento, já a análise do processo foi conduzida de acordo com a metodologia Knowledge-intensive Business Process Improvement (KBPI) e para a representação do mapa do processo foi utilizado o padrão de notação Business Process Modeling and Notation (BPMN). Esta pesquisa desenvolveu um mapa para o processo estudado e os resultados alcançados sugeriram algumas melhorias como a utilização de ferramentas apropriadas para armazenamento de informações e conhecimento objetivo e o desenvolvimento de um painel de monitoramento do processo a partir do modelo desenvolvido para este estudo.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO