PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: CLARISSA LIMA DE SA

DISCENTE: CLARISSA LIMA DE SA
DATA: 27/11/2015
LOCAL: CEDESP/UFPB
TÍTULO: ENTRE MUNDO SISTÊMICO E MUNDO VIVIDO: a gestão da formação continuada no cenário da universidade pública federal
PALAVRAS-CHAVES: Organizações Aprendentes. Capacitação de servidores públicos. Gestão da formação continuada. Mundo Sistêmico. Mundo da Vida.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: No cenário da globalização e das tecnologias digitais da informação e comunicação, a gestão das organizações, sejam estas públicas, privadas ou do Terceiro Setor, tendem a reordenar ações, processos, decisões e estratégias de acordo com as circunstâncias atuais da realidade sócio-político e econômico-cultural que marcam o início do Século XXI. Nesse contexto, a gestão da formação continuada organizacional tem se constituído como política ou como ordenamento conjuntural para o funcionamento e o sucesso da razão, metas, visão, planejamento e identidade organizacionais. No Brasil, nos últimos anos, dispositivos legais institucionalizaram a implantação de processos de aprendizagem no servidor público, no intuito de qualificar a prestação de serviços à sociedade a partir da conquista de um dos pilares da educação neste século: aprender a aprender. Nesse aspecto, esta pesquisa propõe analisar a gestão da formação continuada dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), à luz da teoria da sociedade habermasiana. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, subsidiada preponderantemente pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa descritiva e exploratória, com procedimentos bibliográfico e documental. Para o alcance dos objetivos foi aplicado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, e a análise de dados foi fundada nos procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram compreender que os servidores técnicos-administrativos da UFPB compreendem a importância da formação continuada para melhor desempenho de suas funções laborais, no entanto, a perspectiva financeira/poder, com aporte no mundo sistêmico, é o fator propulsor para a busca da formação continuada. Os resultados desvelam, também, que os servidores gostariam que as capacitações realizadas pela instituição tivessem reflexo além das atividades funcionais, e assim atribuíssem conhecimento para o ser/saber atrelado ao mundo vivido habermasiano. Além disso, ficou claro que os sujeitos sentem necessidade de participarem da elaboração do plano de capacitação promovido em prol de seu desenvolvimento, inferindo ainda, que as evasões ocorridas muito se devem ao desinteresse por um plano de capacitação que não engloba suas reais necessidades. Desse modo, observa-se que a formação continuada dos técnicos-administrativos, sob a perspectiva do servidor e com base na proposta da Teoria da Sociedade habermasiana, baliza-se na dualidade entre mundo sistêmico (dinheiro/poder) e mundo vivido (ser/saber), mas aparentemente sem sobreposição ou colonização de uma plataforma de mundo sobre a outra. Conclui-se que deve haver a transformação da gestão de formação do servidor em um espaço público no qual os próprios servidores possam discutir a melhor ideia para seu desenvolvimento efetivo, coadunando-se com as ideias de uma gestão de pessoas política, na qual o servidor sinta-se, efetivamente, copartícipe da organização.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA