PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: KAROLINE QUEIROZ MARTINS

DISCENTE: KAROLINE QUEIROZ MARTINS
DATA: 25/11/2015
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA: UM PLANO DE PROJETO TÉCNICO APLICADO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente em Saúde. Aprendizagem Significativa. Gestão Organizacional
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho trata de um projeto técnico aplicado para a implantação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) no Hospital Universitário Ana Bezerra(HUAB) como ferramenta de gestão organizacional. Ancora-se no conceito de educação permanente (CECCIM; FERLA, 2004) entendido como política pública de saúde e adotado como eixo norteador para trabalhar a necessidade de desenvolvimento da equipe de enfermagem, melhorando continuamente a assistência prestada pelo serviço e com isso contribuindo na gestão organizacional. A implantação do NEP prevê não somente a promoção da capacitação e do treinamento dos profissionais de enfermagem, mas propiciará a construção de conhecimentos de forma horizontal, intersetorial e interdisciplinar, priorizando a relação ensino- aprendizagem, movida pelo debate crítico e pelas discussões das necessidades evidenciadas no cotidiano do hospital. Desta forma, tem-se como objetivo geral a construção de um plano de projeto técnico para a implantação do NEP no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). Os objetivos específicos delineados incluem o diagnóstico das práticas educativas no HUAB, a elaboração de um plano de ação para a implantação do NEP e a identificação de fatores intervenientes no processo educativo da equipe de Enfermagem. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação tendo o hospital em foco, em queosparticipantes envolvidos foram os (as) enfermeiros (as) do HUAB. Para realizá-la, utilizamos instrumentos baseados nas metodologias ativas de ensino, que trabalham a aprendizagem significativa e a problematização. Como produto final deste trabalho, temos um plano de projeto técnico aplicado com a proposta da implantação institucionalizada do Núcleo de Educação Permanente no Hospital Universitário Ana Bezerra.Espera-se, desta forma, contribuir com a melhoria na qualidade da assistência de enfermagem que a implantação do NEP pode proporcionar, ressaltando que a sua implantação, além de promover a educação permanente para a equipe de enfermagem, promoverá um espaço de planejamento, monitoramento e avaliação das propostas pedagógicas, conforme as demandas organizacionais.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA