PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANTONIO CEZAR PEREIRA

DISCENTE: ANTONIO CEZAR PEREIRA
DATA: 12/07/2016
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTAO E CONSELHO ESCOLAR: O caso da Escola Municipal José de Siqueira Alves – Ipubi/ Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Democrática. Participação. Conselho Escolar.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O Conselho Escolar tem sido considerado um dos principais instrumentos para o processo de democratizacao da gestao. E visto como possibilidade de participacao de todos os segmentos da escola na construcao de uma Proposta Pedagogica alicercada nos principios democraticos buscando a autonomia pedagogica, administrativa e financeira. O presente trabalho investiga a implantacao, funcionamento e dificuldades do Conselho Escolar Paulo Freire da Escola Pequeno Principe – Ipubi- PE para a democratizacao da gestao e para o cotidiano escolar e social. Nosso objetivo foi analisar como se da a participacao e organizacao do Conselho Escolar da referida escola e qual a contribuicao do Conselho para a gestao. Discute conceitos e aplicabilidades de democracia e participacao bem como aspectos relevantes da implantacao do Conselho na rede municipal de ensino e na propria escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, onde foram analisadas atas de reunioes, documentos legais e entrevistas realizadas com integrantes do Conselho Escolar. O resultado do estudo indicou pouca participacao do Conselho nas decisoes ou deliberacoes da escola focando seu trabalho apenas nas questoes financeiras e legais pertinentes ao funcionamento da unidade escolar. A principal dificuldade na atuacao dos conselheiros reside na falta de tempo para participar das reunioes e falta de agendamento previo das mesmas. Embora os sujeitos da pesquisa, reconhecendo a importancia do Conselho como instancia de participacao e democratizacao da escola, a forma como este e conduzido e a descontinuidade das reunioes tem impedido que a contribuicao se efetive dentro de uma visao de gestao democratica. Os sujeitos indicaram como sugestao a divulgacao de uma agenda previa e uma pauta onde se discuta tambem questoes pedagogicas e situacoes do cotidiano da escola.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO