PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELISANGELA DA SILVA ARAUJO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANGELA DA SILVA ARAUJO CARVALHO
DATA: 12/07/2016
HORA: 18:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E CAPACIDADE DE ABSORÇÃO: EVIDÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS INTEGRAIS DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Inovações educacionais. Aprendizagem organizacional. Capacidade de absorção
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: No Brasil, a busca por educacao de boa qualidade e um desafio constante, em virtude das transformacoes sociais, da rica multiplicidade cultural e da defasagem de escolaridade ainda presente atualmente, em especial, no ensino medio. Nesse contexto, o objetivo central desta pesquisa foi analisar como escolas publicas integrais, subsidiadas pela aprendizagem organizacional e pela capacidade de absorcao, estao inovando na educacao do ensino medio em Pernambuco. Especificamente, busca-se: Compreender as caracteristicas das principais inovacoes empreendidas nas escolas publicas integrais; Diagnosticar o papel da aprendizagem organizacional no favorecimento das inovacoes nas escolas publicas integrais; Analisar como a capacidade de absorcao contribui para as inovacoes nas escolas publicas integrais. Para alcancar esses objetivos, foi adotada a estrategia de estudo de casos multiplos, abordando tres escolas publicas de ensino medio do Programa integral de Pernambuco, com desempenhos educacionais elevados para diante da realidade educacional. As principais tecnicas de coleta de dados constituiram-se de entrevistas, observacao direta e analise de documentos. A analise dos dados ocorreu por meio de analises individuais e cruzadas. Os resultados evidenciaram que as escolas pesquisadas estao inovando com o empreendimento de varias inovacoes educacionais, cuja maioria e classificada como incremental e de melhorias em servicos. Essas inovacoes sao subsidiadas pela aprendizagem organizacional e pela capacidade de absorcao. Foram encontrados varios fatores que atuam para os processos inovadores, como o aproveitamento dos conhecimentos internos e externos, o trabalho em equipe, o sentimento de pertencimento e a conectividade entre os diferentes segmentos escolares, que fomentaram inovacoes nas dimensoes pedagogicas e de gestao escolar. Nos tres casos, constatou-se o compartilhamento de praticas realizadas pelo programa de educacao integral, oriundas do campo de estudo, de forma a contribuir para a qualificacao do ensino medio, o que torna a pesquisa relevante para o meio academico e profissional de interessados. Conclui-se que o estudo apresenta subsidios que contribuem para a busca de novas experiencias inovadoras para as organizacoes escolares, de forma a ofertar ferramentas que podem auxiliar na busca da capacidade de absorcao e de aprendizagens que gerem resultados satisfatorios para a efetivacao de um ensino medio integral de qualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO