PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA HELENA DE MATOS LIMA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELENA DE MATOS LIMA NUNES
DATA: 29/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A AUTOAVALIAÇÃO INTEGRADA: UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: autoavaliação institucional, avaliação transformadora integrada, aprendizagem organizacional
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Investiga a Autoavaliação Institucional e suas contribuições nas perspectivas da aprendizagem organizacional e melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior. O suporte teórico que subsidiam os objetivos, finalidades e aspectos metodológicos da avaliação institucional das instituições de ensino superior baseiam-se, principalmente, nas Normas e Legislação do MEC/INEP, nos trabalhos e estudos sobre o tema realizados por autores nacionais e internacionais. Compreende o estudo dos modelos teórico da avaliação, o modelo meritocrático, focado na abordagem quantitativa, prevalecendo o ranking como referência de qualidade do processo avaliativo. Argumenta que a teoria da avaliação transformadora tem uma abordagem qualitativa, e o processo de avaliação consiste em uma construção coletiva que busca a melhoria dos processos com foco na aprendizagem, que ocorre na construção e reconstrução da organização mediante a interação dialética com o contexto sociocultural. A pesquisa é um estudo de caso, tomando por base a experiência no tema da autoavaliação organizacional e o modelo da metodologia utilizada pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) no processo da autoavaliação interna da institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A metodologia adotada caracteriza-se nas abordagens qualitativa e exploratória. Insere-se na perspectiva da pesquisa documental. O campo da pesquisa foi à instituição de ensino superior FAINOR. Utilizou-se a análise documental como técnica de coleta e análise dos dados por entender que o procedimento responderia a questão e aos objetivos de pesquisa. Aponta, nas considerações finais, possíveis contribuições de melhoria no processo da autoavaliação institucional da FAINOR no sentido de que esta possa ser um instrumento de aprendizagem institucional que permita agregar valor na construção e reconstrução da sua identidade acadêmica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Externo ao Programa - 1807415 - CELIA REGINA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2568498 - LEBIAM TAMAR GOMES SILVA