PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLAN BENTO DOS SANTOS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDERLAN BENTO DOS SANTOS GOMES
DATA: 18/07/2016
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisas – LLL/MPGOA
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: ANÁLISE DO CURSO DE AGENTE DE DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS EGRESSOS DOS SÍTIOS DE GUARABIRA (PARAÍBA)
PALAVRAS-CHAVES: Cooperativismo. Educação Profissional. Aprendizagem Profissional. Aprendizagem Organizacional.
RESUMO: Em um mundo de constantes mudanças, da agricultura à tecnologia da informação, o ser humano precisa pensar na importância do seu desenvolvimento social, econômico e ambiental frente a um sistema capitalista pautado na competitividade. Neste contexto, emerge uma nova forma de filosofia de trabalho chamado Sistema Cooperativista, organizado a partir da integração dos seus membros, que cooperam e mutuamente aprendem e desenvolvem as suas competências. No caso brasileiro, o cooperativismo vem crescendo expressivamente e, no âmbito do segmento agropecuário já implica a, aproximadamente, 25% do PIB, segundo a Embrapa (2014), destacando a importância e o fortalecimento desse ramo em nosso país. Essa nova forma de trabalho está organizada a partir da autogestão na perspectiva da gestão democrática, da formação e informação dos cooperados. O estudo em desenvolvimento encontra-se ancorado em Paul Singer (2002) e no Manual do Cooperativismo da OCB do autor Albino Gawlak (2010), com relação à educação profissional com Souza (2011), a aprendizagem organizacional e aprendizagem profissional com Fleury (2015) e Antonello (2011). Para isso, esta pesquisa terá o papel de analisar as contribuições para os alunos egressos do Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo, realizado em Guarabira, no Estado da Paraíba, no tocante à aprendizagem profissional e organizacional. Quanto aos critérios metodológicos, se caracteriza como um estudo de caso do tipo exploratório-descritivo, apoiado em uma abordagem qualitativa. Realizará análise documental e entrevistas semiestruturadas com os alunos egressos dos sítios Carrasco, Caboclo e Tananduba. Quanto aos instrumentos utilizados para estudar os processos e produtos usados em pesquisa qualitativa, Triviños (1995), enfatiza a utilização de entrevista no enfoque, porque ao mesmo tempo em que valoriza a presença do investigador, oferece todas as perspectivas possíveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessária. Pretende-se deixar um legado no campo social, político, acadêmico e institucional, de modo que se possa propor melhorias, sugestões e soluções aos problemas evidenciados no decorrer de sua realização do estudo.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES