PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: FRANCISCA LINO OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCA LINO OLIVEIRA
DATA: 13/07/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A GESTÃO ESCOLAR NO USO DO TABLET-PC COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ARARIPE PERNAMBUCANO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Tecnologia da Informação e Comunicação. Aluno Conectado. Material Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: As tecnologias da informacao e comunicacao tornaram possiveis os processos que deram configuracao ao mundo em que vivemos hoje e a sua utilizacao em todos os setores, inclusive na educacao, e uma realidade que aparenta tendencia apenas ao crescimento e ao aprimoramento. Em Pernambuco, em 2011, o governo criou o programa Aluno Conectado, visando disponibilizar, gratuitamente, aos estudantes do ensino medio da rede publica de ensino estadual, para que eles o utilizem como material de apoio pedagogico permanente, de forma individual, dentro e fora do ambiente escolar, um equipamento tecnologico denominado tablet-PC, que, de acordo com o seu manual do usuario, e um netbook. Este trabalho tem por objetivo analisar as acoes da gestao escolar referentes a utilizacao do tablet-PC como material de apoio pedagogico, no ambito das escolas estaduais do Araripe pernambucano e, para isto, realizou-se entrevistas com os diretores escolares das escolas estaduais jurisdicionadas a 16ª GRE Sertao do Araripe e utilizou-se a tecnica de analise de conteudo para analisar os seus dados. Constitui-se numa pesquisa de natureza exploratoria, de abordagem qualitativa. Os resultados revelam que na maioria das escolas campo de pesquisa desenvolvem-se atividades em que o tablet-PC e utilizado como material de apoio pedagogico e em uma parte destas escolas os diretores escolares afirmam agir atraves do planejamento, de orientacoes ou mesmo controle da utilizacao, mas em outra parte destas escolas, os diretores escolares afirmam nao se envolver com este trabalho, deixando-o a criterios dos professores e, em alguns casos, dos professores juntamente com a equipe pedagogica. Este estudo, baseia-se nas praticas dos sujeitos pesquisados em um universo de pesquisa que se constitui no recorte de um universo social bem mais amplo e permite concluir que nao e tao simples para a gestao escolar mediar a aproximacao entre as atividades cotidianas da escola e essa realidade que se delineia, em seu ambiente, pelo acesso do estudante ao equipamento tablet-PC.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA