PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: FABIOLA CANDIDO DA SILVA

DISCENTE: FABIOLA CANDIDO DA SILVA
DATA: 13/07/2016
LOCAL: Laboratório de Praticas do MPGOA - Centro de Educação
TÍTULO: A MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E A AUTODETERMINAÇÃO NO ÂMBITO DA EFICÁCIA GERENCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Motivação Intrínseca. Autodeterminação. Eficácia Gerencial. Indicadores de Desempenho. Gestão por Resultados.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O Governo de Pernambuco buscou fomentar uma politica publica da educacao para todos com qualidade e equidade lancando em 2011 o Pacto pela Educacao (PPE) tendo como foco a melhoria de ensino, da aprendizagem e dos ambientes pedagogicos. Com a intencao de melhorar os indices de aprendizagem de seus alunos, criou o Programa de Modernizacao da Gestao que esta focado na melhoria dos indicadores educacionais do Estado, trabalhando a gestao por resultados com metas a serem atingidas. Em 2014, o Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica (IDEB) caiu em varias unidades da Federacao. Por sua vez, o Estado de Pernambuco progrediu, saiu do 18º lugar que ocupava em 2007 para ocupar o 4º lugar em 2014 no ranking do IDEB no Ensino Medio. Em meio a esse cenario de crescimento no cenario nacional, internamente deparamo-nos com algumas escolas publicas estaduais que nao conseguiram atingir as metas propostas pelo governo do estado de Pernambuco. Este trabalho tem como objetivo investigar a motivacao Intrinseca e a autodeterminacao no contexto da eficacia gerencial em escolas publicas estaduais. A pesquisa sera feita com enfoque descritivo e metodo qualitativo e quantitativo. Sera aplicado um questionario a um grupo de 40 gestores, o qual sera dividido em tres partes: a primeira parte contendo perguntas de cunho pessoal e profissional para que seja conhecido o perfil do gestor, a segunda contendo a escala de autodeterminacao e a terceira parte contendo perguntas relativas a instituicao na qual o respondente exerce a funcao de gestor. Pretende se verificar se existiu alguma relacao entre o nivel de autodeterminacao do gestor e o resultado obtido pela escola em 2014.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ