PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANA PAULA GERUZA SILVA

DISCENTE: ANA PAULA GERUZA SILVA
DATA: 11/07/2016
LOCAL: LLP - PPGOA
TÍTULO: Os desafios e os entraves para a inclusão digital e o uso da tecnologia digital como recurso didático na Escola Estelita Timóteo
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão Digital. Tecnologia. Aprendizagem. Globalização. Inovação. Comunicação. Conhecimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As inovacoes tecnologicas ligadas a comunicacao e informacao transformaram as relacoes sociais, economicas, politicas e culturais da humanidade. Como consequencias da expansao das tecnologias da comunicacao e informacao a globalizacao provoca a reducao das fronteiras do conhecimento entre as nacoes como tambem o acirramento dos conflitos sociais. Sendo a escola ambiente de formacao do cidadao e producao do conhecimento e o espaco propicio para a inclusao das tecnologias da informacao e comunicacao na aprendizagem. O trabalho tem por objetivo investigar os desafios e os entraves para a inclusao digital e o uso da tecnologia digital como recurso didatico na Escola Estelita Timoteo. E uma pesquisa descritiva, documental e bibliografica. Para a realizacao do trabalho foram aplicados questionarios e entrevistas com os membros docentes da Escola Estelita Timoteo. A pesquisa demonstrou que a tecnologia da comunicacao e informacao sao recursos valiosos para a aprendizagem, como tambem as dificuldades que existem para a efetiva utilizacao desses recursos no ambiente escolar. Concluiu-se que este trabalho apresentou a necessidade de formacao na area tecnologica para os docentes, bem como a melhoria da infraestrutura para o bom funcionamento dos equipamentos e da internet.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Externo ao Programa - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES