PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA SANDRA MEIRELES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA SANDRA MEIRELES DE MELO
DATA: 05/07/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E COMUNIDADES DE PRÁTICA (COPs): por entre os labirintos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade Prática. Aprendizagem Organizacional. Gestão do conhecimento.
RESUMO: À medida que as organizações vão se tornando mais complexas e competitivas, os ambientes informacionais passam a ser, ao mesmo tempo, mais importantes e mais difíceis de serem gerenciados, e exigem a implantação de práticas de gestão para disseminar o conhecimento. O desenvolvimento de práticas efetivas de gestão do conhecimento nas organizações também influencia a sistematização de processos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Busca-se investigar sobre os processos de construção e compartilhamento do conhecimento para depois analisar os elementos que permitam aos gestores identificá-los e potencializá-los como espaços concretos de estruturação e gestão do conhecimento que encorajam a participação e promovam as interações dinâmicas na aprendizagem organizacional. O desafio imposto é analisar como as ferramentas das Comunidades de Prática (COPs) potencializam os processos de aprendizagem organizacional no âmbito da PROGEP/UFPB, enfatizando cada vez mais a imprescindibilidade das interações para a construção conjunta do conhecimento, tentando fazer uso de ferramentas que possibilitam e facilitam a gestão do conhecimento dentro dessas organizações. Sob este enfoque, as Comunidades de Prática (COPs) surgem como ferramenta que estimula o aprendizado, o compartilhamento de informações e o trabalho colaborativo entre grupos de trabalho e seus membros. A pesquisa tem caráter qualitativo com abordagem do tipo etnográfica será desenvolvida entre julho a setembro de 2016. Os atores sociais serão 12 gestores do Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - UFPB. Para a coleta de dados utilizar-se-á anotações em diários de campo, resultante da observação do cotidiano dos atores; entrevistas, coleta de depoimentos e gravação de reuniões realizadas com toda equipe de gestores ou com parte de dela.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA