PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MARINHO DE LIMA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MARINHO DE LIMA FILHO
DATA: 15/07/2016
LOCAL: Sala da direção do Centro de Educação
TÍTULO: A política Pública de educação integral em Pernambuco 2005-2015 e o Programa de Formação de Gestor Escolar (PROGEPE): entendendo o novo modelo de gestão educacional.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Formação.Gestão Escolar.PROGEPE.
RESUMO: O Programa de Formação de Gestor Escolar de Pernambuco-PROGEPE, instituido pela Secretaria de Educação Estadual, aplicado aos professores e técnicos da rede pública estadual que postularam ao cargo de gestor escolar, pode ser justificado pelo fato do autor deste trabalho, se interessar pela administração da escola pública, consoante sua experiencia ao longo dos anos como professor na rede privada e pública, sendo levado a participar do curso de formação de gestor ministrado pela Universidade de Pernambuco com aulas presenciais e a distancia. Questionando se o curso de formação propôs uma qualificação de novos gestores na rede estadual, investigando se os mesmos formados pelo programa adquiriram conhecimentos para o exercicio do função com habilidades e competencias, apropriando-se da proposta de politica pública, gestão e concepções de metas e resultados implantados pelo do Pacto pela Educação. O interesse em saber, investigar se um novo modelo de gestão educacional ficou evidenciado na rede pública estadual, com qualidade social e democrática na figura do gestor/administrador escolar, se esta prática democrática foi posta em execução, com a preparação de jovens para o exercicio da cidadania e inserção no mercado de trabalho. Utilizando-se de uma metodologia baseada na pesquisa documental e bibliográfica, realizando entrevistas com gestores, professores e alunos que possam gerar resultados e estudos através das reflexões de pensadores e teóricos como Moacir Gadotti, Heloisa Luck, Vitor Paro, Wilson Aragão, Anielson Barbosa, Edgar Morin e Paul Senge, tendo ainda feito leitura de legislação nacional e estadual em suas diretrizes, instruções e normativas, referentes ao processo formativo e escola democrática. Os resultados possíveis de serem encontrados não significam um esgotamento do assunto, apenas um vértice aberto na busca do conhecimento cientifico e específico da gestão escolar.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA