PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARIA MARGARETE DA SILVA

DISCENTE: MARIA MARGARETE DA SILVA
DATA: 15/07/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: GESTÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES: COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVES: Regime de informação; Organizações aprendestes, Pesquisa-ação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Investiga a Gestao do Atendimento Educacional Especializado - AEE na Escola Adelina Almeida em Petrolina – PE, na perspectiva do desenvolvimento de Competencia em informacao para inclusao social de alunos surdos.Tem como objetivos especificos tracar um perfil da formacao inicial e continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado- AEE, na escola Adelina Almeida em Petrolina – PE e mapear os alunos surdos matriculados na escola campo de pesquisa reconhecendo a adequacao idade/serie; identificar as estrategias educacionais e recursos multifuncionais que os professores envolvidos com a Gestao do Atendimento Educacional Especializado - AEE utilizam para desenvolverem suas atividades junto aos alunos surdos;verificar a existencia de barreiras para o desenvolvimento de competencias em informacao; diagnosticar cursos e tecnologias de comunicacao e informacao disponiveis no universo informacional, mas que, ainda, nao sao utilizados pelos professores de AEE, bem como o regime de informacao da Escola Professora Adelina Almeida; buscar, no Projeto Politico Pedagogico da Escola, as acoes voltadas para o AEE, visando identificar a congruencia entre o proposto e o realizado;propor e aplicar um modelo de oficinas pedagogicas relacionadas ao desenvolvimento de competencia em informacao para os professores, alunos e pais da escola campo de pesquisa na perspectiva de facilitar e fortalecer a atuacao dos professores na utilizacao de estrategias pedagogicas.
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ