PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA REGINA DE MOURA FRANCA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA REGINA DE MOURA FRANCA ALVES
DATA: 19/07/2016
HORA: 00:00
LOCAL: CCSA-LTI
TÍTULO: INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA: OS INDICADORES EDUCACIONAIS E OS ÓRGÃOS DE FOMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de organizações escolares, indicadores em educação, agências de fomento.
PÁGINAS: 48
RESUMO: Apresente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-graduação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Consiste no resultado de uma investigação que teve como finalidade conhecer as agências de fomento e como elas se transpõem em ações educativas para Educação, uma vez que se detectando a relação entre órgãos de fomento, indicadores educacionais e resultados alcançados, teremos um aporte que possibilitará tanto um melhor entendimento sobre nossos financiadores quanto sobre as principais nuances dos indicadores educacionais utilizados. Os órgãos de fomento monitoram seus investimentos através dos indicadores que funcionam como uma bússola. A política educacional de gestão por resultados requer de suas organizações o alcance das metas projetadas. No entanto nem sempre é clara a relação entre os indicadores educacionais, órgãos de fomento e as ações estratégicas para obtenção dos mesmos . Para tal, buscou-se esclarecer como a apropriação da informação estratégica a partir de dados concretos acerca dos órgãos de fomento da educação pode contribuir para a atuação eficaz? A pesquisa de natureza qualitativa mapeou importantes órgãos de fomento através da técnica de pesquisa documental. O estudo foi realizado através da coleta de dados dos principais órgãos financiadores da educação no Brasil, relacionando-os com os indicadores educacionais utilizados. Evidenciou-se que o Brasil, após a reforma educacional da década de 90, se destaca no apoio à pesquisa científica, projetos e programas voltados para área da educação, especialmente voltado para tecnologias. Vê-se que os preceitos legais que alicerçam o arcabouço jurídico que disciplina tal reforma contribuíram significadamente para diversas políticas públicas cujos resultados, do ponto de vista quantitativo se mostram positivos.O impacto financeiro dos órgãos de fomento elevou substancialmente a promoção da elevação da escolaridade de estudantes, sejam eles da educação básica ou superior.No tocante indicadores educacionais é notória a necessidade de cada vez mais compreender os diagnósticos apresentados a fim de contribuir eficazmente na educação. Os envolvidos no processo precisam apropriar-se dos dados essenciais neles contidos
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Externo ao Programa - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA