PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSINEIDE FEITOSA DE MENEZES GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSINEIDE FEITOSA DE MENEZES GONCALVES
DATA: 18/07/2016
LOCAL: Sala de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: A Evasão no Curso de Especialização do Programa de Formação para Gestor Educacional de Pernambuco – PROGEPE
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Gestores, Evasão, Formação de gestores educacionais de Pernambuco, PROGEPE, Educação a distância
RESUMO: Na sociedade do conhecimento, à instituição educacional imprime-se a necessidade de que o processo educativo seja efetivado com vistas à ação fundamental sistemática e consciente de formar cidadãos críticos e participativos, e, assim, tornar-se responsável pelo desenho e pela revitalização da sociedade em termos democráticos. Aos gestores educacionais, exige-se o desenvolvimento de atitudes e competências para que se tornem capazes de enfrentar os desafios da contemporaneidade e de impulsionar a efetivação da melhoria da qualidade na ação pedagógica. Neste contexto, a formação do gestor escolar ganha importância nacional e impulsiona a criação de programas de formação profissional, inicial e continuada, nas modalidades presencial e a distancia. A pesquisa pretende investigar as causas da evasão no Curso de Especialização em Gestão e Avaliação Educacional do Programa de Formação para Gestores Educacionais de Pernambuco - PROGEPE; identificar o perfil dos gestores participantes do curso; analisar as características do curso; assinalar o percentual de evasão e os fatores que dificultaram o acompanhamento do curso pelos estudantes; fomentar a discussão sobre a formação compatível com as necessidades exigidas pelos gestores; e apresentar um modelo para análise das variáveis que influenciam a evasão nos cursos de formação para gestores educacionais. Composta por uma fundamentação teórica que aborda tema como a Formação de Gestores Escolares (LUCK, 2000; HORA, 2004), evasão de estudantes na graduação (TINTO, 1975, 1993, 1997 e 2005) e nos cursos de especialização (SILVA 2012) como autores principais. Em um primeiro momento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica pela necessidade de fundamentação teórica sobre o tema, posteriormente será realizada uma pesquisa de campo. A população a ser estudada é constituída por 2.813 gestores participantes do curso de especialização incluindo os concluintes e os que abandonaram. Utilizaremos o modelo de amostra aleatória simples e as variáveis a serem analisadas serão mensuradas por meio de questionário semiestruturado, constituído por questões objetivas e subjetivas relacionadas a informações pessoais, profissionais, e sobre o curso desenvolvido. Quanto ao método, a pesquisa transita pelos meios quali-quantitativo, com a interpretação dos dados realizada pelo método de análise de conteúdo. Espera-se com esta pesquisa apresentar um modelo de análise das variáveis que influenciam a evasão nos cursos de formação lato sensu, a distância, para gestores educacionais, contribuindo com a discussão para formulação de nova estrutura da gestão destes cursos, favorecendo a permanência dos gestores estudantes.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES