PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SUELI DE OLIVEIRA PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELI DE OLIVEIRA PIMENTEL
DATA: 19/07/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: O Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco: um desafio para a melhoria da qualidade da educação.
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Avaliação. Educação Básica. Qualidade na educação. Avaliação Institucional.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O presente estudo aborda as contribuicoes e desafios da avaliacao educacional e institucional no contexto do Sistema de Avaliacao Educacional de Pernambuco (SAEPE), o qual busca fornecer informacoes para as tomadas de decisoes na implementacao de politicas publicas, e consequente, contribuicao para a melhoria da qualidade da educacao basica. Temos como objetivo analisar atraves das dimensoes intra e extraescolares o Sistema de Avalicao Educacional de Pernambuco – SAEPE, verificando a presenca dos indicadores no Sistema de Avaliacao implantado que se correlacionam com os parametros selecionados. Este trabalho e de cunho qualitativo, conforme natureza de classificacao metodologica de acordo com Gil (2008) e Severino (2007), tendo como foco os instrumentos avaliativos de coleta de informacoes, realizando um levantamento dos questionarios do SAEPE. Quanto aos objetivos deste trabalho, de acordo Vergara (2007) realizamos uma pesquisa exploratoria e descritiva de carater documental, que conforme Dourado, Oliveira e Santos (2007) corrobora na busca de significacoes, recorrencias e frequencias tematicas visando o estabelecimento de um panorama que perpasse os documentos analisados e apresente reflexoes importantes para a pesquisa, utilizando o levantamento de documentos de fonte primaria, cuja intencao foi compreender a relacao entre os indicadores de qualidade na educacao, como tambem, realizar um levantamento e analise de registros oficiais disponiveis que regulamentam a avaliacao externa e institucional implantadas nas Escolas de Ensino Medio de Pernambuco. Ao final deste trabalho, pode-se verificar que os instrumentos avaliativos do Sistema de Avaliacao proporcionam melhor conhecimento das escolas da rede publica de Pernambuco, trazendo importantes informacoes que se disseminadas, sao capazes de potencializar a implementacao de um projeto politico pedagogico viavel, contemplando a importancia dispensada as dimensoes intra e extraescolares, voltado para o cumprimento das metas educacionais propostas, por meio de uma gestao com visao estrategica, pautada por acoes que efetivem a melhoria da qualidade da educacao publica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL