PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARCIA SANDRA MEIRELES DE MELO

DISCENTE: MARCIA SANDRA MEIRELES DE MELO
DATA: 30/11/2016
LOCAL: Sala 04 do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação CCSA/UFPB
TÍTULO: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E COMUNIDADES DE PRÁTICA (COPs): por entre os labirintos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade Prática. Aprendizagem Organizacional. Gestão do conhecimento.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A medida que as organizacoes vao se tornando mais complexas e competitivas, os ambientes informacionais passam a ser, ao mesmo tempo, mais importantes e mais dificeis de serem gerenciados, e exigem a implantacao de praticas de gestao para disseminar o conhecimento. O desenvolvimento de praticas efetivas de gestao do conhecimento nas organizacoes tambem influencia a sistematizacao de processos de gestao do conhecimento e aprendizagem organizacional. Busca-se investigar sobre os processos de construcao e compartilhamento do conhecimento para depois analisar os elementos que permitam aos gestores identifica-los e potencializa-los como espacos concretos de estruturacao e gestao do conhecimento que encorajam a participacao e promovam as interacoes dinamicas na aprendizagem organizacional. O desafio imposto e analisar como as ferramentas das Comunidades de Pratica (COPs) potencializam os processos de aprendizagem organizacional no ambito da PROGEP/UFPB, enfatizando cada vez mais a imprescindibilidade das interacoes para a construcao conjunta do conhecimento, tentando fazer uso de ferramentas que possibilitam e facilitam a gestao do conhecimento dentro dessas organizacoes. Sob este enfoque, as Comunidades de Pratica (COPs) surgem como ferramenta que estimula o aprendizado, o compartilhamento de informacoes e o trabalho colaborativo entre grupos de trabalho e seus membros. A pesquisa tem carater qualitativo com abordagem do tipo etnografica sera desenvolvida entre julho a setembro de 2016. Os atores sociais serao 12 gestores do Pro-reitoria de Gestao de Pessoas - UFPB. Para a coleta de dados utilizar-se-a anotacoes em diarios de campo, resultante da observacao do cotidiano dos atores; entrevistas, coleta de depoimentos e gravacao de reunioes realizadas com toda equipe de gestores ou com parte de dela.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB