PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS
DATA: 06/02/2017
HORA: 17:00
LOCAL: Sala do Laboratório de Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Educação. Ensino Médio.
PÁGINAS: 24
RESUMO: O presente estudo tem como escopo analisar o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nas escolas do ensino médio, como elas vêm sendo implementadas e quais os reais benefícios e vantagens para o processo de ensino/aprendizagem. Essas tecnologias vêm revolucionando os tradicionais métodos de ensino, ao oferecer novas possibilidades e opções de ampliar os conhecimentos, tornando-se uma ferramenta imprescindível sob todos os aspectos relacionados ao tema em foco. As tecnologias digitais trazem novas possibilidades e ampliam as formas de adquirir conhecimento e proporcionam melhorias na qualidade de ensino, em qualquer nível. De acordo com Ramos (2012), de maneira abrangente, é possível inferir que nesse novo cenário do ensino, as TDIC podem transformar qualquer ambiente em espaço de conhecimento, bastando para isso que se tenham disponíveis os meios físicos necessários e acesso à internet. Não obstante esses avanços, é detectado, ainda, em muitas escolas públicas, um lento progresso no que se refere à implementação, adaptação e aproveitamento dessas novas tecnologias. Diante disso, conforme afirma Moran (2012), para que a tecnologia digital seja bem aproveitada é necessário evitar fórmulas prontas e preestabelecidas de intervenção pedagógica, mas, projetar ações educativas a partir de um modelo flexível voltado ao conhecimento técnico dos professores, no que tange às novas tecnologias digitais de informação e comunicação. Portanto, considerando a realidade das escolas públicas de ensino médio, pode-se afirmar, seguramente, que há urgência para a efetivação plena dessas tecnologias nas unidades escolares, de modo que possam ser amplamente utilizadas por professores e alunos, evitando-se prejuízos, em decorrências da não utilização desses recursos tecnológicos de grande importância. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa bibliográfica, em livros, publicações e artigos eletrônicos de reconhecida cientificidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Externo ao Programa - 2568498 - LEBIAM TAMAR GOMES SILVA