PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALNIO SUAMY DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALNIO SUAMY DE SENA
DATA: 31/01/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: ANÁLISE EM PORTAIS DE GOVERNO ELETRÔNICO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA SOB A ÓPTICA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Governo Eletrônico; Segurança da Informação; vulnerabilidades; Scanner de vulnerabilidades; Nestparker.
RESUMO: O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) serviu de incentivo para que muitos governos passassem a adotar novas tecnologias utilizando-as em suas estratégias de desenvolvimento econômico e melhoria da comunicação e prestação de serviços à população, o que possibilitou o desenvolvimento do Governo Eletrônico. O governo eletrônico pode ser caracterizado como a utilização das TIC, pela administração pública, como apoio aos processos internos do governo e a entrega de produtos e serviços governamentais aos cidadãos e à indústria. A implementação do governo eletrônico também tem como objetivo possibilitar o envolvimento dos cidadãos e setores privados nos processos de tomada de decisão. A implantação de um sistema de governo eletrônico possibilita a transformação da administração pública, ao reduzir suas estruturas burocráticas e, consequentemente, tornando mais célere a disposição de serviços e informações aos seus usuários. A fim de assegurar o sucesso da implantação do governo eletrônico, a administração pública deve garantir a confiabilidade e segurança na utilização dessa ferramenta, no intuito de preservar a privacidade e as informações de seus usuários. É fundamental que o governo eletrônico se previna de acessos indevidos a fim de garantir que a Integridade, a Disponibilidade e a Confidencialidade, princípios basilares da segurança da informação, sejam protegidas de ameaças eletrônicas presentes na Internet. Essas ameaças colocam os ativos de informação em constante risco ao se aproveitarem das diversas vulnerabilidades existentes no ambiente virtual onde está inserido o governo eletrônico. As vulnerabilidades são falhas ou fragilidades no desenvolvimento de um processo, programa ou sistema e que podem ser exploradas por atacantes virtuais com diferentes motivações, entre elas, a obtenção de vantagens financeiras. Dessa forma, esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as possíveis vulnerabilidades existentes em portais de governo eletrônico dos municípios do Estado da Paraíba. Serão considerados, como população da pesquisa, os 50 municípios que representem maior participação para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado da Paraíba, e, como amostra, os municípios que possuírem portais de governo eletrônico dentre os 50 escolhidos como população. Os dados que comporão a pesquisa serão as possíveis vulnerabilidades encontradas, as quais serão classificadas quanto ao seu grau de criticidade. Os resultados apurados de vulnerabilidades serão analisados e, consequentemente, serão sugeridas medidas para minimizar os riscos identificados com base na revisão de literatura.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA