PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: GERILANY BANDEIRA DA COSTA

DISCENTE: GERILANY BANDEIRA DA COSTA
DATA: 13/02/2017
LOCAL: Sala do Laboratório de Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: O SISTEMA DE COTAS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES NOS CURSOS SUPERIORES DO IFPB-CAMPUS CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão educacional. Inclusão; Sistema de Cotas; Cotas raciais; Cotas Socioeconômicas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Compreender o processo de inclusao no ambito educacional, a partir das politicas de acoes afirmativas, mas especificamente com o estabelecimento do sistema de cotas para ingresso nos cursos superiores das Universidades publicas do nosso pais, requer observar as transformacoes socio historicas que ocorreram na sociedade e entender que as questoes sociais tem influencias mais amplas na inclusao por meio da educacao. No Brasil, a Lei Federal de nº 12.711 de 2012, estabeleceu o ingresso de estudantes nas universidades publicas por meio de cotas ampliando desta forma o acesso a educacao. Com a determinacao dessa lei, evidenciamos uma minimizacao dos atenuantes das desigualdades sociais, economicas e raciais que existia no corpo discente dos cursos superiores. Esta pesquisa pretende analisar a relacao entre o sistema de cotas e as politicas de acoes afirmativas com o processo de inclusao dos alunos cotistas na Instituicao. Neste sentido tratamos de abordar este estudo partindo da seguinte problematica: como o sistema de cotas pode influenciar no processo de inclusao educacional dos discentes do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba- Campus Campina Grande? A Lei Federal que estabelece o sistema de cotas, abrange as modalidades de cotas socioeconomicas e raciais. O interesse pelo estudo desse presente objeto de analise deu-se a partir de ideias e indagacoes que se fizeram presentes na experiencia da pesquisadora enquanto assistente social do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba-IFPB- Campus Campina Grande. A coleta dos dados foi realizada atraves de entrevistas semiestruturada, os sujeitos da pesquisa sao 16 estudantes que ingressaram nos cursos superiores no ano de 2013 a 2015 por meio de cotas e 08 estudantes nao cotistas, bem como por 06 professores dos cursos superiores. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa, de carater descritiva, bibliografica e documental, na qual utilizamos para a interpretacao dos dados o metodo de analise de conteudo subsidiado por Bardin (1977) e Franco (2005). Os resultados obtidos indicam que o sistema de cotas representa um mecanismo de inclusao ao ingresso no ensino superior. Em relacao as condicoes de aprendizagem dos estudantes cotistas a ma qualidade na educacao basica e apontada como fator interferente nas dificuldades de aprendizagem, como tambem pode ocasionar a evasao na Instituicao. Percebe-se, que a educacao se apresenta como essencial para o desenvolvimento dos estudantes, principalmente em aspectos de melhoria nas condicoes de vida, na qual os estudantes e docentes participantes, apontam o proprio esforco e empenho pessoal para o exito academico. Compreendemos que os participantes da pesquisa entendem que as cotas promoveram o acesso ao ensino superior, que anteriormente pelo metodo tradicional (vestibular) nao conseguiriam devido as desigualdades educacionais, sociais e raciais presentes no pais. Concluimos, que diante do historico de desigualdades que permeiam a sociedade brasileira, o sistema de cotas e visto como um sistema que permitiu a inclusao na educacao e que promoveu uma diversidade nas instituicoes de ensino superior.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA