PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JADELSON RODRIGUES CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADELSON RODRIGUES CHAGAS
DATA: 06/02/2017
LOCAL: laboratório de Praticas do MPGOA - Centro de Educação
TÍTULO: Processos de aprendizagem no contexto organizacional da Universidade Federal de Campina Grande
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Instituições Federais de Ensino Superior.
RESUMO: No contexto das organizações, a construção do conhecimento proporciona o desenvolvimento das habilidades e competências dos seus integrantes, tornando necessário o processo de aprendizado contínuo para se manterem consolidadas diante de um mercado competitivo e carente de ideias inovadoras. Dessa forma, as organizações, devem dispor de ambiente propício às práticas de aquisição de conhecimento que, de uma forma ou de outra, desencadeiam inovação, atitude de aprendizagem, liderança, trabalho em equipe, comunicação participativa e incentivo na realização das tarefas. Em conformidade com essa realidade, as Instituições Federais de Ensino Superior vêm passando por um processo de expansão de seus campi, com a necessidade, dentre outros, do aumento do número de servidores nos quadros das instituições, e este efetivo funcionamento está condicionado aos inúmeros investimentos da sua infraestrutura e da capacitação de seus servidores como forma de melhorar o desempenho profissional e administrativo da esfera pública. Nessa perspectiva, a pesquisa pretende analisar o processo de aprendizagem organizacional existente na Universidade Federal de Campina Grande. Para o alcance do objetivo, a pesquisa se classifica como aplicada, descritiva, documental e mista (quanti-qualitativa). O campo empírico corresponderá a Universidade Federal de Campina Grande/Campus de Campina Grande. Os sujeitos da pesquisa, por sua vez, vislumbrarão os servidores técnico-administrativos lotados na Reitoria, localizada em seu campus central. O instrumento de coleta de dados será o questionário, que contemplará questões abertas, fechadas e de opinião acerca da influência exercida pelo conhecimento na execução das tarefas desempenhadas no ambiente organizacional da Reitoria. O método de análise de dados terá como base a inferência estatística para as questões fechadas, com a representação dos dados através de gráficos e tabelas, e para as questões abertas e de avaliação, a análise de conteúdo.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ