PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO LIMA BUARQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LIMA BUARQUE
DATA: 06/02/2017
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: O TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA: IDENTIDADES E PRÁTICAS.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão pedagógica. Coordenação pedagógica. Processos identitários. Práticas cotidianas.
RESUMO: A gestão pedagógica tem na aprendizagem e na formação do educando sua atividade-fim, entre os vários sujeitos que colaboram para a consecução dos objetivos educacionais estão os profissionais da educação que atuam nas coordenações pedagógicas. É no interior das instituições que o trabalho desses sujeitos é legitimado pelos seus pares e públicos a partir da configuração da sua(s) identidade(s) e de suas práticas. O lócus dessa pesquisa é a coordenação pedagógica no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), um setor onde o trabalho é realizado por técnicos administrativos em educação de nível superior no cargo de pedagogo e técnicos em assuntos educacionais. É nos seus movimentos de constituição identitária e da prática cotidiana tomadas como categorias nessa pesquisa que buscaremos analisar a sua colaboração na construção do conhecimento do processo pedagógico, na sua atuação articuladora e reflexiva, na dialogicidade presente na compreensão dos fenômenos educativos trazidos para o contexto deste estudo que investigaremos suas atribuições. Ancorada no pensamento de Paro (2010), Alarcão (2011), Lück (2008, 2010), Pimenta (2012), Placco (2010), a presente pesquisa se propõe a analisar as identidades e as práticas cotidianas da coordenação pedagógica no Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa se orienta para uma perspectiva de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva com recorte histórico e atual. Em relação aos procedimentos para coleta de dados, será usado o recurso das entrevistas narrativas semi-estruturadas por entendermos ser um método que possibilita abordar questões relacionadas às singularidades do campo e dos sujeitos pesquisados, combinando histórias de vida a contextos sócio-históricos, revelando fenômenos específicos e a compreensão de sentidos norteadores de mudanças.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS