PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARINES ALVES GONDIM DO NASCIMENTO

DISCENTE: MARINES ALVES GONDIM DO NASCIMENTO
DATA: 10/02/2017
LOCAL: Sala do Laboratório de Linhas de Pesquisa do MPGOA.
TÍTULO: MEMÓRIAS DE GESTORES ESCOLARES: risos e lágrimas são antioficiais
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar. Educação em Pernambuco. Memórias de gestores escolares. Liderança.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: Esta pesquisa objetivou “Compreender o gestor escolar como autor de sua historia a partir de sua propria narrativa oral considerando os desafios e dissabores da gestao ou do ato de gerir” Tendo em vista, em estudo preliminar, a ausencia de trabalho cientifico com foco nas memorias desses profissionais. Como pressupostos metodologicos foi adotado a pesquisa qualitativa, associada ao metodo da historia oral, acreditando que atraves das memorias, o sujeito possa fazer relatos da sua trajetoria de vida pessoal e profissional, deixando assim o mundo empirico, a subjetividade, a emocao transbordar atraves das narrativas orais. Quanto a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com gravacao de (audios), utilizamos roteiros sistematizados, a partir, das necessidades informacionais. Onde foi realizada a transcricao e em seguida a Analise de Conteudo. A partir destas perspectivas, organizamos um material que traz contribuicoes cientificas atraves das trilhas seguidas pelas memorias narradas a partir das experiencias de gestores escolares, nem sempre visiveis vivenciadas nas escolas publicas do Sertao Pernambuco.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA