PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: UBIRAMAR SINFRONIO PITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UBIRAMAR SINFRONIO PITA
DATA: 03/02/2017
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: SENTIDOS E USOS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UEPB: um estudo a partir do olhar dos avaliados e dos profissionais envolvidos na gestão da avaliação de desempenho.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Desempenho. Administração Pública. Organizações Aprendentes.
RESUMO: Esta pesquisa trata de uma análise sobre os sentidos e os usos da avaliação de desempenho, a partir do olhar dos servidores técnicos administrativos e dos profissionais que atuam na gestão do processo de avaliação, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na administração pública brasileira, a avaliação de desempenho adquire relevância no contexto de emergência do modelo gerencial a partir do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de Bresser-Pereira (BRASIL, 1995), no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Especificamente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o Governo Lula estruturou o Plano de Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação, por meio da Lei nº. 11.091/2005 (BRASIL, 2005), atrelando o desenvolvimento do servidor na carreira à progressão por capacitação profissional e ao mérito profissional, sendo esta última acompanhada por aprovação em avaliação de desempenho. No caso da UEPB, a criação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) ocorreu por meio da Lei nº. 8.442/2007 e a regulamentação de processo avaliativo aconteceu em 2010. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa será analisar os sentidos e os usos do processo de avaliação de desempenho dos técnico-administrativos por meio do olhar dos técnicos e dos profissionais que atuam na gestão do processo avaliativo na UEPB na perspectiva de uma organização aprendente. Tratar-se-á de uma pesquisa predominantemente qualitativa, do tipo exploratória e descritiva quanto aos fins, bem como bibliográfica e de campo quanto aos meios (VERGARA, 2007). Será realizada na UEPB, com os técnico-administrativos e profissionais envolvidos na gestão do processo de avaliação de desempenho na instituição. Para a coleta dos dados, serão utilizadas a análise documental e a entrevista do tipo semi-estruturada, as quais serão analisadas por meio de análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Este estudo permitirá compreender, para além do seu universo legal, na prática por quem a vivencia no cotidiano, os reais sentidos e usos da avaliação de desempenho, o que poderá facilitar aos diversos profissionais das organizações aprendentes uma avaliação desse instrumento da gestão de pessoas comprometida com o pensamento dos técnico-administrativos.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS