PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: VANDERLAN BENTO DOS SANTOS GOMES

DISCENTE: VANDERLAN BENTO DOS SANTOS GOMES
DATA: 08/02/2017
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista sob à ótica dos egressos
PALAVRAS-CHAVES: Cooperativismo. Aprendizagem Organizacional. Pronatec. Educação Cooperativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Em um mundo de constantes mudancas, da agricultura a tecnologia da informacao, o ser humano precisa pensar na importancia do seu desenvolvimento social, economico e ambiental frente a um sistema capitalista pautado na competitividade. Neste contexto, emerge uma nova forma de filosofia de trabalho chamado Sistema Cooperativista, organizado a partir da integracao dos seus membros, que cooperam e mutuamente aprendem e desenvolvem as suas competencias. No caso brasileiro, o cooperativismo vem crescendo expressivamente e, no ambito do segmento agropecuario ja implica a, aproximadamente, 25% do PIB, segundo a Embrapa (2014), destacando a importancia e o fortalecimento desse ramo em nosso pais. Essa nova forma de trabalho esta organizada a partir da autogestao na perspectiva da gestao democratica, da formacao e informacao dos cooperados. O estudo realizado foi ancorado em Paul Singer (2002), no Manual do Cooperativismo da OCB do autor Albino Gawlak (2010), no conceito de aprendizagem organizacional com Fleury (2007) e de Educacao Cooperativa baseada nos principios educativos de John Dewey (1979). Para isso, esta pesquisa teve o papel de analisar as contribuicoes para os alunos egressos do Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnico e Emprego Campo, realizado em Guarabira, no Estado da Paraiba. Quanto aos criterios metodologicos, se caracteriza como um estudo de caso do tipo exploratorio-descritivo, apoiado em uma abordagem qualitativa. Realizou-se analise documental e entrevistas semiestruturadas com 31 alunos egressos dos sitios Carrasco e Caboclo. Adotou-se a entrevista, nos termos propostos por Trivinos (1995), dada a valorizacao da presenca do investigador, uma vez que oferece todas as perspectivas possiveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessarias. Com relacao aos resultados, constatamos que a totalidade dos egressos dos sitios Carrasco e Caboclo conseguiram a sua aprendizagem organizacional, na pratica do cooperativismo rural, onde desenvolveram em sua formacao, trabalhos coletivos e dinamicas praticas. Quanto a questao da contribuicao do curso, reconhece-se a sua importancia para a vida pessoal/organizacional e para a comunidade, no contexto da atuacao profissional, apos o termino do curso. No entanto, nao conseguiram se inserir no ramo do cooperativismo por nao formarem cooperativas e por nao terem suporte de alguma entidade. Evidencia-se, por fim, que para um melhor desenvolvimento dos egressos participantes do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, se faz necessario o apoio de entidades que que possibilite colocar o curso em pratica apos a sua realizacao na comunidade de origem. Pretende-se, com esta pesquisa, deixar um legado no campo social, politico, academico e institucional, de modo que se possa propor melhorias, sugestoes e solucoes aos problemas evidenciados no decorrer de sua realizacao do estudo.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES