PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLIANDRA DE ALMEIDA GALDINO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLIANDRA DE ALMEIDA GALDINO CARVALHO
DATA: 27/01/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gestão. Transparência Pública. Lei de Acesso à Informação. Exercício da Cidadania. Controle Social.
RESUMO: A gestão pública brasileira passou por um processo de evolução ao longo de sua história. Durante essa jornada, vários direitos dos cidadãos foram negligenciados e aviltados. A Constituição de 1988 estabeleceu o princípio da publicidade que traz em si a característica da transparência pública e a garantia de acesso de informação a todo e qualquer cidadão. O acesso à informação tem um papel determinante para o exercício da cidadania através do controle social da Administração Pública, impondo dessa maneira limites aos gestores públicos. A Lei de Acesso à Informação, criada em 2011, é uma ferramenta importante para a sociedade cobrar a transparência pública e o acesso às informações de interesse público. Este projeto tem como objetivo analisar a transparência pública na Universidade Estadual da Paraíba. Esta pesquisa será um estudo de caso, qualitativa, exploratória e descritiva, onde serão realizados pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, observação estruturada e questionário, os quais serão submetidos à análise de conteúdo. Dessa forma, como contribuição acadêmica para pesquisas futuras, pretende-se nesta pesquisa deixar relatada a história do processo inicial da transparência pública nesta Instituição, além de mostrar mais uma faceta de estudos sobre esse tema e, como contribuição institucional, apontar as possíveis necessidades de adequação à Lei de Acesso à Informação.
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Externo ao Programa - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES