PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSINEIDE DE LIRA SOARES CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSINEIDE DE LIRA SOARES CAVALCANTE
DATA: 10/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Política de Inclusão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de Petrolina-PE.
PALAVRAS-CHAVES: Escolas Públicas. Ensino Médio. Formação Docente. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: As Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao (TDIC) sao responsaveis pelas principais transformacoes sociais e culturais contemporaneas. O novo cenario educacional impoe novos desafios e estabelecem a reconfiguracao dos processos de ensino-aprendizagem. Desde 2009, a Secretaria de Educacao do Estado de Pernambuco vem adotando estrategias para a inclusao digital com o intuito de potencializar as atividades pedagogicas e tecnicas, disponibilizando recursos, ferramentas e programas de incentivo ao uso das TDIC. Este trabalho objetivou investigar a politica de inclusao digital relacionada a insercao das Tecnologias Digitais da Informacao e da Comunicacao na pratica docente em escolas de Ensino Medio de Petrolina-PE. Os objetivos especificos foram: mapear as TDIC disponiveis e as mais trabalhadas pelos professores nas escolas de ensino medio do municipio de Petrolina; identificar os programas governamentais relacionados a insercao das tecnologias digitais de informacao e comunicacao na Rede Publica de Ensino do Estado de PE; discutir as estrategias didatico-pedagogicas de utilizacao das TDIC nos processos de ensino- aprendizagem; levantar as necessidades docentes no emprego da TDIC. Na realizacao da pesquisa foram observados aspectos referentes a disponibilizacao, aplicacao, necessidades pedagogicas e administrativas. A abordagem foi quantitativa e qualitativa. Com relacao ao tipo, esta pesquisa foi classificada como exploratoria e descritiva. O estudo desenvolvido utilizando a pesquisa bibliografica. Quanto aos instrumentos de pesquisa, o questionario foi adotado para os procedimentos de coleta de dados. A populacao pesquisada foram os docentes de tres escolas de Ensino Medio da zona urbana do municipio de Petrolina-PE. Com base nos dados levantados com esta pesquisa, verificou-se a necessidade de se propor um Plano de Acao Formacional visando a melhoria da utilizacao das TDIC pelos docentes, propostas estas que poderao ser adotadas pela equipe gestora das escolas pesquisadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Externo ao Programa - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO