PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLANE BARBOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERLANE BARBOSA DA SILVA
DATA: 02/02/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A GESTÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Educação a Distância. Rede Federal. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
RESUMO: A complexidade da globalização e o avanço das tecnologias digitais da informação e comunicação alteraram os modos de vida na sociedade contemporânea. O sistema educacional brasileiro do século XXI, auge dos enredos da cibercultura, sente os reflexos das tramas, fios e nós da cultura digital na formação do pensamento e dos processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a educação a distância (EaD) apresenta-se como modalidade de ensino favorável à expansão da educação superior no Brasil, e a formação de professores é impulsionada por intermédio dessa modalidade. Nesse cenário, a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia também se constituiu como base para a formação de professores, na oferta de licenciaturas, instigando-nos compreender como instituições, que historicamente constituíram-se para a educação técnico-profissionalizante, estão arvorando-se na formação de professores. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender a gestão da formação de professores no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Para tanto, a metodologia empregada será a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e do tipo exploratória, valendo-se da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, aplicada a gestores do IFPB. De forma complementar, a coleta de dados valer-se-á, também, da pesquisa documental, especificamente voltada aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cujos dados serão tratados a partir da análise de conteúdo.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ