PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: RAIMUNDO SILVEIRA FILHO

DISCENTE: RAIMUNDO SILVEIRA FILHO
DATA: 07/02/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: O SISTEMA EM CRISE OU CRISE NO SISTEMA? Repercussões para os negócios imobiliários e seus próprios atores.
PALAVRAS-CHAVES: Crise. Negócios Imobiliários. Capitalismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: A crise que abalou o capitalismo nos ultimos dez anos ainda nao foi totalmente superada; pelo contrario, assumiu multiplas dimensoes, da etica a politica, da seguranca publica aos blocos economicos etc. Nesse sentido, esta investigacao tem por objetivo analisar a concepcao de crise no contexto dos negocios imobiliarios, partindo do seguinte problema: como a concepcao de crise emerge e se estrutura no contexto dos negocios a partir da concepcao/percepcao de estudantes (gestores potenciais) do mercado de imoveis, em Joao Pessoa-PB? Em termos metodologicos, foi realizada uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa, distinguindo-se como pesquisa descritiva e com procedimentos bibliograficos. Para o alcance dos objetivos foi aplicado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada a 5 (cinco) estudantes, cuja analise e tratamento dos dados foi subsidiada pela analise de conteudo. Os resultados apontam que, como forca objetiva, a crise tambem permite abrir espacos que engendram investimentos em infraestrutura, servindo para alavancar oportunidades no campo dos negocios imobiliarios, tais elementos caracterizam-se como estrategias propulsoras do capitalismo contemporaneo. A dimensao da crise, sob o aspecto economico, revela-se intensamente com as mudancas nas taxas de juros e na atual politica fiscal; no campo politico, com o embate ideologico/partidario entre investimentos imobiliarios para o setor publico que se contrapoem ao privado; e, do lado sociocultural, a crise expoe-se com a falta de motivacao das pessoas em responder positivamente as decisoes politicas sobre o deficit habitacional. Quanto as dissonancias e oportunidades diante da crise, a primeira repousa sobre as insegurancas dos investidores imobiliarios que sao motivadas pela crise politico-economica, e a segunda consolida-se com o aparecimento de novos formatos de empreendimentos e novas escolhas dos consumidores. Chegou-se a conclusao de que, na tentativa de fugir das crises, investir em negocios imobiliarios passa a ser campo gravitacional das economias capitalistas. Sendo assim, os governos deslocam politicas expansionistas (reducao de juros, expansao do credito, entre outras.) para outros setores, surgindo colapsos de varias ordens. Logo a crise nao e superada, mas sim, contornada.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND