PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JADELSON RODRIGUES CHAGAS

DISCENTE: JADELSON RODRIGUES CHAGAS
DATA: 15/08/2017
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Processos de aprendizagem no contexto organizacional da Universidade Federal de Campina Grande
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Instituições Federais de Ensino Superior. Capacitação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: No contexto das organizacoes, a construcao do conhecimento proporciona o desenvolvimento das habilidades e competencias dos seus integrantes, tornando necessario o processo de aprendizado continuo para se manterem consolidadas diante de um mercado competitivo e carente de ideias inovadoras. Dessa forma, as organizacoes, devem dispor de ambiente propicio as praticas de aquisicao de conhecimento que, de uma forma ou de outra, desencadeiam inovacao, atitude de aprendizagem, lideranca, trabalho em equipe, comunicacao participativa e incentivo na realizacao das tarefas. Em conformidade com essa realidade, as Instituicoes Federais de Ensino Superior vem passando por um processo de expansao de seus campi, com a necessidade, dentre outros, do aumento do numero de servidores nos quadros das instituicoes, e este efetivo funcionamento esta condicionado aos inumeros investimentos da sua infraestrutura e da capacitacao de seus servidores como forma de melhorar o desempenho profissional e administrativo da esfera publica. Nessa perspectiva, a pesquisa analisou o processo de aprendizagem organizacional existente na Universidade Federal de Campina Grande atraves da capacitacao profissional. Esta pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa. O campo empirico correspondeu a Universidade Federal de Campina Grande/Campus de Campina Grande. Os sujeitos da pesquisa, por sua vez, vislumbraram os servidores tecnico-administrativos lotados na Reitoria, localizada em seu campus central. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionario, que contemplou questoes abertas e fechadas acerca da influencia exercida pelo conhecimento na execucao das tarefas desempenhadas no ambiente organizacional da Reitoria. O metodo de analise de dados teve como base a inferencia estatistica para as questoes fechadas, com a representacao dos dados atraves de graficos e tabelas, e para as questoes abertas a analise de conteudo. Ao analisar, constatou-se que a maioria dos cursos de capacitacao oferecidos tem correlacao com o cargo. A UFCG oferece na sua grade, cursos tanto presenciais quanto a distancia. Percebeu-se tambem a importancia do uso do conhecimento nas funcoes, no entanto, os servidores fazem tais cursos na intencao de incentivos financeiros. Por outro lado, o processo de aprendizagem atraves da capacitacao nao esta proporcionando grandes melhorias nas atividades, nao atendendo as necessidades dos servidores tecnico-administrativos no tocante a falta de cursos relacionados as atribuicoes desenvolvidas. Por isso, e essencial o setor responsavel perceber e atender a essa demanda, estimulando o servidor a pratica da realizacao de cursos, proporcionando um ganho substancial na aprendizagem organizacional.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ