PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANDREZA NADJA FREITAS SERAFIM

DISCENTE: ANDREZA NADJA FREITAS SERAFIM
DATA: 10/08/2017
LOCAL: Laboratório do MPGOA
TÍTULO: A GESTÃO POR COMPETÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Análise do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão por Competência. Bibliotecas Universitárias. Tecnologia da Informação. Competências Individuais. Comunicação e Inovação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: Objetiva verificar quais as acoes de gestao por competencia existentes no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraiba (UEPB). O conceito de gestao por competencia utilizado baseia-se na matriz conceitual estabelecida por Valentim (2002). Que aponta a competencia como capacidade de mobilizar o conhecimento, as habilidades e aptidoes individuais em diferentes contextos. Dessa forma, nao se deve vincular a competencia ao cargo, mas sim ao colaborador que tera que compreender as demandas do contexto sobre ela e saber mobilizar seu repertorio para atende-las de forma adequada. Diante da perspectiva apresentada verifica-se que a gestao por competencia pode ser aplicada as Bibliotecas Universitarias (BUs), tendo em vista a necessidade de adaptacao desse tipo de organizacao em seguir essa convergencia, procurando adotar uma gestao mais flexivel, estrategica e empreendedora. E tem como desafio o estimulo e criacao de mecanismos que favorecam o desenvolvimento profissional, promovendo a aprendizagem e proporcionando aos colaboradores oportunidades reais de crescimento profissional. Em termos metodologicos trata-se de uma pesquisa delimitada pelas abordagens qualitativa e quantitativa, que de acordo com seus objetivos adota procedimentos respaldados pela tipologia documental e descritiva. Para o alcance dos objetivos foi utilizado enquanto instrumento de coleta de dados quantitativos, um questionario online semiestruturado. Os dados quantitativos foram tabulados utilizando-se a planilha Microsoft Office Excel 2007. E utilizada estatistica simples de porcentagem que originou os graficos e tabelas para cada subcategoria, buscando associar a outros de mesma categoria. Enquanto os dados qualitativos foram analisados pelo metodo da analise de conteudo. Alem da contribuicao pratica para o campo de pesquisa, ao abordar a gestao por competencia em bibliotecas universitarias espera-se que o estudo possa trazer contribuicoes teoricas para area de gestao e aprendizagem. E tambem prover subsidios para futuras reflexoes, possibilitando mudancas e avancos no ambito da gestao das bibliotecas universitarias.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND