PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS
DATA: 10/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: LLP MPGOA
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Educação. Ensino Médio.
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O presente estudo tem como escopo analisar o uso das tecnologias digitais da informacao e comunicacao (TDIC) nas escolas do ensino medio, como elas vem sendo implementadas e quais os reais beneficios e vantagens para o processo de ensino/aprendizagem. Essas tecnologias vem revolucionando os tradicionais metodos de ensino, ao oferecer novas possibilidades e opcoes de ampliar os conhecimentos, tornando-se uma ferramenta imprescindivel sob todos os aspectos relacionados ao tema em foco. As tecnologias digitais trazem novas possibilidades e ampliam as formas de adquirir conhecimento e proporcionam melhorias na qualidade de ensino, em qualquer nivel. De acordo com Ramos (2012), de maneira abrangente, e possivel inferir que nesse novo cenario do ensino, as TDIC podem transformar qualquer ambiente em espaco de conhecimento, bastando para isso que se tenham disponiveis os meios fisicos necessarios e acesso a internet. Nao obstante esses avancos, e detectado, ainda, em muitas escolas publicas, um lento progresso no que se refere a implementacao, adaptacao e aproveitamento dessas novas tecnologias. Diante disso, conforme afirma Moran (2012), para que a tecnologia digital seja bem aproveitada e necessario evitar formulas prontas e preestabelecidas de intervencao pedagogica, mas, projetar acoes educativas a partir de um modelo flexivel voltado ao conhecimento tecnico dos professores, no que tange as novas tecnologias digitais de informacao e comunicacao. Portanto, considerando a realidade das escolas publicas de ensino medio, pode-se afirmar, seguramente, que ha urgencia para a efetivacao plena dessas tecnologias nas unidades escolares, de modo que possam ser amplamente utilizadas por professores e alunos, evitando-se prejuizos, em decorrencias da nao utilizacao desses recursos tecnologicos de grande importancia. Quanto a metodologia, trata-se de pesquisa bibliografica, em livros, publicacoes e artigos eletronicos de reconhecida cientificidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL