PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: LORENA DE MELO BORGES

DISCENTE: LORENA DE MELO BORGES
DATA: 08/08/2017
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Programa de Extensão Universitária : uma análise das dificuldades de execução.
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento Público. PROEXT. Gestão da Qualidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Contabilidade e Finanças Públicas
RESUMO: Esta pesquisa objetiva analisar as causas que dificultam a execucao do recurso do Programa de Apoio a Extensao Universitaria (PROEXT) destinado a aquisicao de material no ambito da UFPB. O PROEXT tem como finalidade financiar projetos e programas de extensao de Instituicoes Publicas de Ensino Superior (IPES) mediante selecao realizada anualmente pelo Ministerio da Educacao. No contexto da UFPB, de acordo com dados extraidos do portal do Senado Federal Siga Brasil, verifica-se que nos ultimos tres anos (2013 a 2015), do montante total liberado para a instituicao atraves do PROEXT, a UFPB deixou de adquirir R$1.048.221,81 mil em material. Tal cenario sinaliza o distanciamento da execucao do orcamento do PROEXT no ambito da UFPB de criterios de qualidade, ja que a finalidade nao esta sendo integralmente cumprida. Como referencial teorico o presente trabalho fundamenta-se na teoria sobre o orcamento publico, ja que o recurso trata-se um orcamento federal, e na teoria sobre Gestao da Qualidade, trazendo concepcoes da qualidade para a execucao do recurso. A pesquisa e classificada como exploratoria, e quanto aos meios de investigacao classifica-se como pesquisa de campo, bibliografica e estudo de caso. A UFPB e composta por oito Unidades Administrativas de Servicos Gerais (UASG), sendo cada UASG responsavel por realizar a execucao orcamentaria de sua competencia. Esta pesquisa tem como enfoque a analise da execucao do recurso do PROEXT gerenciado pela UASG identificada pelo numero 153065, denominada Universidade Federal da Paraiba, por representar a UASG central da instituicao. Como recorte temporal optou-se por limitar o trabalho a execucao do ano de 2015 e de 2016. A coleta de dados sera realizada atraves de questionarios fechados aplicados a amostra da pesquisa, definida a partir dos servidores docentes e tecnicos administrativos que fazem parte da execucao do PROEXT. Os questionarios foram elaborados utilizando o metodo escalonado do tipo Likert e para o tratamento dos dados coletados serao utilizadas tecnicas estatisticas. Para auxiliar na identificacao e analise das causas sera utilizada a ferramenta da qualidade o diagrama causa e efeito. Portanto, nesta pesquisa serao utilizados metodos quantitativos e qualitativos de forma a construir uma discussao interpretativa dos dados coletados.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS